Go to accessibility
Beginning of content

Banca de DEFESA: ANA CRISTINA SOUZA SILVA

2023-05-18 10:48:15.193

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CRISTINA SOUZA SILVA
DATA: 20/06/2023
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: APRENDER BRINCANDO: Alfabetizando com o Teatro de Bonecos
PALAVRAS-CHAVES: Teatro de Bonecos. Arte. Ensino Fundamental. Formação de Professores. Alfabetização
PÁGINAS: 265
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa versa sobre formação continuada em Teatro de Animação intitulada “Aprender brincando: alfabetizando com o teatro de bonecos” para professores generalistas que atuam do 1º ao 2º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e de Arte da cidade de Raposa-MA. Para atingir tal objetivo de estudo foi ofertado Curso formação em Teatro de Bonecos para os professores, atuantes na rede municipal de ensino de Raposa/MA formato presencial, dividido em cinco módulos compostos por atividades teóricas e práticas e de material educativo. Participaram deste estudo 12 professores, todos especialistas. Quanto ao enfoque, optou-se pelas características da abordagem da pesquisa qualitativa, seguindo a conjuntura desta investigação, o método de procedimento selecionado foi a pesquisa cartográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas iniciais e finais estruturadas, pesquisa documental, relatório docente, grupo focal, registro audiovisual. Para coletar os dados foram utilizadas plataformas digitais online através das ferramentas do Google, tais como Google Forms e Google Meet, além da forma presencial, sendo que na primeira tivemos o questionário manifestação de interesse e inscrição; a segunda, de áudio e vídeo para realização das entrevistas e dos grupos focais. A análise e interpretação dos dados com enfoque qualitativo, foi realizada por meio de quadros, tabelas e gráficos para sistematizar as falas dos participantes durante as entrevistas (inicial e final) em categorias e subcategorias. Esses dados evidenciaram que a maioria das docentes participantes tiveram uma carência na formação inicial do docente, com relação ao contato com o teatro de animação. Contudo, os dados coletados e analisados no período pós-intervenção, demonstram que o curso de formação continuada proposto contribuiu para que os participantes adquirissem e ampliassem os conhecimentos sobre as contribuições do teatro de bonecos para o processo de alfabetização de estudantes de Ensino Fundamental - Anos Iniciais da cidade de Raposa-MA. Nesta pesquisa os principais aportes teóricos foram: Barros e Kastrup (2019),Deleuze e Guattari (1995), Escóssia e Tedesco (2012), Goldenberg (1997), Minayo (2008), Thiollent (2009), Yin (2016), Santos (2003), Arantes (2017), Amaral (2004), Santana (2004), Vygotsky (1984). Nunes (2007), Alvarenga (2017), Oliveira (2008), Kishimoto (2002), Ferreiro e Teberosky (1985), Segel (1995), Blumenthal (2005), Yamane (2004), Sheehan (1969), Mármol (2019), Fusari; Ferraz (2001) Cunha (2005). Soares (2010), LDB (1996), C.F (1998), BRASIL (1998), PNE (2014), PCNS -Arte (1998), PCNEF (2000), BNCC (2017) e DCTM (2019).
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Externo à Instituição - TACITO FREIRE BORRALHO - UFMA
Interno - 2804587 - VIVIANE MOURA DA ROCHA

End of content