Go to accessibility
Beginning of content

Banca de DEFESA: ROMARIO SILVA BARROS

2023-09-02 12:27:07.226

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROMARIO SILVA BARROS
DATA: 02/10/2023
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: A (CIÊNCIA) POLÍTICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: um estudo no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA (Unidade Plena Vargem Grande)
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Sociologia . Ciência Política. Ensino Médio. E-book.
PÁGINAS: 216
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa apresenta uma discussão sobre o ensino de temas relacionados a Ciência Política nas aulas de Sociologia do Ensino Médio realizada no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA (Unidade Plena Vargem Grande) na intenção de se produzir em colaboração com os docentes e discentes, um e-book com categorias e conceitos da Ciência política com orientações teóricometodológicas para serem utilizadas como material de apoio nas aulas de sociologia. O estudo está organizado em sete seções. A primeira descreve a Introdução, na qual apresentamos as escolhas teórica, metodológica e organizativa do texto dissertativo. A segunda seção trata sobre os fundamentos conceituais acerca do currículo, destacando as teorias curriculares. Na primeira subseção, discorremos sobre as diretrizes do Ensino Técnico e Profissional em seguida, na segunda subseção, apresentamos os pressupostos históricos e a organização das atividades pedagógicas no IEMA. A terceira seção trata do histórico do Ensino de Sociologia no Ensino Médio, considerando as novas perspectivas de organização curricular apresentadas pela BNCC. Na quarta seção, discorremos sobre a Ciência Política e os principais conceitos trabalhados nas aulas de Sociologia do Ensino Médio: Democracia, Cidadania e Participação social. Em seguida, na quinta seção referente à Metodologia, apresentamos na primeira subseção a caracterização da UP Vargem Grande - IEMA; Na segunda, a Metodologia da Pesquisa; Na terceira, a descrição do produto da pesquisa, o e-book para a utilização nas aulas de sociologia no Ensino Médio. Em seguida, na sexta seção descrevemos o Produto da Pesquisa. As principais fontes bibliográficas utilizadas foram: Apple (2006), Bodart (2021), Bodart; Cigales (2017), Feijo (2020), Forjax (1997), Keinert e Silva (2010), Lessa (2010), Meucci (2013); Santos (2002), Silva (2015), Valmore (2016). O método de procedimento da pesquisa adotado foi o Estudo de Caso Instrumental. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de Sociologia do Ensino Médio da Unidade Plena Vargem Grande e os discentes da UP Vargem Grande.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Presidente - 2160155 - FERNANDA RODRIGUES GALVE
Externo ao Programa - 1735125 - GUILLERMO ALFREDO JOHNSON

End of content