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Banca de DEFESA: DAYSE COSTA DOS SANTOS

2023-09-02 14:03:00.055

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYSE COSTA DOS SANTOS
DATA: 04/10/2023
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: PRÁTICAS EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo na Unidade de Educação Básica (UEB) Sofia Silva em São Luís do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Práticas educativas. Antirracismo. Educação infantil. Professoras
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa trata das práticas educativas antirracistas de professoras na educação infantil, tendo como lócus a instituição Unidade de Educação Básica (UEB) Sofia Silva, pertencente ao município de São Luís do Maranhão. O trabalho desenvolveu-se a partir da seguinte questão problematizadora: como as práticas educativas de professoras da educação infantil podem contribuir para uma educação antirracista? A partir de então, surgiu o objetivo geral da pesquisa que se delimita em investigar as práticas educativas antirracistas de professoras da educação infantil, com vista a desenvolver um caderno com orientações didáticas e pedagógicas à luz da Lei de nº 10.639/2003 na Unidade de Educação Básica Sofia Silva. Para alcançar os objetivos de pesquisa, a Dissertação foi dividida em três seções: bibliográfica, empírica e uma proposta de aplicabilidade. Na seção bibliográfica, descrevemos a Educação de crianças no Brasil, a institucionalização da educação infantil no Brasil e a formação de professores para as Relações Étnico-Raciais. Na seção empírica, ponderamos sobre a caracterização da UEB Sofia Silva, o caminho da metodologia da pesquisa, os seus resultados e as análises e interpretações dos sujeitos da pesquisa. A metodologia foi de natureza aplicada, como método de procedimento utilizamos o estudo de caso, como foco na abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, utilizamos a observação não participante e as entrevistas semiestruturadas com as professoras da educação infantil, a gestora e a coordenadora pedagógica. Os resultados foram organizados em quadros de respostas e analisados com base no referencial teórico, a partir deles foi possível entender que praticar uma educação antirracista é um desafio, já que exige uma mudança profunda na forma como pensamos, nos relacionamos e ensinamos, e que os professores e professoras precisam aprofundar seus conhecimentos sobre a temática para uma melhor compreensão. A seguir, apresentamos uma proposta de produto educacional, por meio do Caderno de Orientações Didáticas, intitulado: “Práticas educativas antirracistas na educação infantil à luz da Lei de nº 10.639/03”. O produto contém estratégias lúdicas para a educação infantil, destacam-se, brincadeiras, contação de histórias, além de narrativas que trazem os negros como protagonistas para os professores e professoras usarem dentro de suas realidades em sala. Concluímos, por meio da pesquisa materializada no Caderno de Orientações Didáticas, que o trabalho possui grande contribuição enquanto um instrumento étnico e cultural da população afro-maranhense, podendo ser inserido em espaços escolares em atendimento à Lei de nº 10.639/03.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Presidente - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Externo ao Programa - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO

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