Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINALDO GARCES SILVA
2023-09-12 17:59:41.146
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGINALDO GARCES SILVA
DATA: 02/10/2023
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: Construção de pertencimento a partir do espaço geográfico: a ancestralidade e topofilia no Centro de Ensino Quilombola Rafaela Pires, na comunidade de Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-Mirim/MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Escolar Quilombola. Ensino de Geografia. Espaço geográfico. Formação de professores. Topofilia.
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa objetiva analisar de que modo o ensino do espaço geográfico
aliado à topofilia nas aulas de Geografia, no CEQ Rafaela Pires, poderá contribuir para
a construção do sentimento de pertencimento das(os) estudantes e para a valorização
da identidade ancestral quilombola, tendo em vista a elaboração de um caderno de
orientação didática para docentes de Geografia de Santa Rosa do Pretos, em
Itapecuru, Maranhão. Aliado a esse objetivo outros se agregam: a) Mapear elementos
das memórias afetivas, subjetividades, vivências das (os) moradoras(es), tais como,
estudantes da comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos, buscando caracterizar
de que modo o sentimento de pertencimento a esse lugar (topofilia) é construído por
elas (es); b) Compreender de que modo esse mapeamento poderá contribuir para a
construção de uma cartografia das emoções, dos símbolos da comunidade de modo
a se tornar um manual de orientações didáticas para as aulas sobre espaço
geográfico, topofilia e ancestralidades quilombolas; c) Identificar de que modo o
ensino do espaço geográfico aliado a topofilia, nas aulas de Geografia do CEQ
Rafaela Pires, poderá contribuir para o fortalecimento da identidade ancestral
quilombola, bem como para a construção do sentimento de pertencimento dos
estudantes da comunidade Santa Rosa dos Pretos; d) Analisar se há nas práticas
pedagógicas da professora de Geografia do CEQ Rafaela Pires, e nessa instituição,
de modo geral, referências aos estudos, debates da Educação Escolar quilombola
inclusiva e antirracista e e) Investigar metodologias didático-pedagógicas de ensino
do espaço geográfico aliado a topofilia, com vistas ao combate ao racismo, no CEQ
Rafaela Pires. Deste modo, a primeira seção descreve a Introdução, na qual
apresentamos as motivações, a relevância, a problematização e os objetivos desta
pesquisa. A segunda seção analisa a Educação Escolar Quilombola: contextos e
características gerais. A terceira seção aborda o espaço geográfico, lugar e topofilia:
tecendo relações, em que abordaremos conceitos de espaço geográfico, lugar e
topofilia. A quarta seção discute os passos metodológicos da pesquisa, tais como, a
caracterização do CEQ Rafaela Pires, o tipo de pesquisa (qualitativa, estudo de caso
instrumental e aplicada), os sujeitos participantes da investigação (professora de
Geografia do Ensino Médio), a gestora escolar e os moradores mais antigos da
comunidade. Como instrumentos de coletas de dados utilizaremos entrevistas
semiestruturadas, questionários, observação sistemática e para análise dos dados
adotaremos a análise do conteúdo. E por fim, apresentamos o Caderno de
Orientações Didáticas com memórias e mapas de afetos da comunidade quilombola
Santa Rosa dos Pretos. Nele conterá as propostas de narrativas que podem ser
desenvolvidas durantes as aulas de Geografia. A quinta seção apresenta o Plano de
Dissertação, o qual descreve as etapas a serem realizadas. A sexta seção descreve
o cronograma da pesquisa. A tessitura desta pesquisa está baseada teoricamente nos
estudos acadêmicos de Campos (2018), Carril (2017), Munanga (2005), Pimenta
(1996), Santos (1987,2006), Souza (2009), Tuan, (1983) dentre outras (os).
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Interno - 409.044.663-53 - CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS
Presidente - 1296451 - MARILDA DA CONCEICAO MARTINS