Go to accessibility

DISCENTE: JANES CLÁUDIO DE JESUS MORAES
DATA: 16/10/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: PRÁTICA DE CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA: uma proposta didático/pedagógica ao 6º ano do Ensino Fundamental da E.M. Erasmo Marcelino Lopes em Matões do Norte – MA
PALAVRAS-CHAVES: Língua Inglesa. Prática docente. Interação. Conversação. Aprendizagem.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho é resultado de um estudo sobre as abordagens no ensino da Língua Inglesa, apontando o uso das práticas de conversação a partir do primeiro contato do aluno com o idioma. Com o objetivo de analisar a forma como a conversação vem sendo trabalhada no ensino de Língua Inglesa, a fim de propor um recurso didático-pedagógico direcionado aos professores do 6º ano do Ensino Fundamental, focamos em métodos e mecanismos que promovam o processo comunicativo. Desta forma, utilizamos como referências as concepções de Língua e Linguagem em sua contextualização desde os indícios do surgimento da Linguística ao momento atual, com foco na abordagem da língua como processo de interação no desenvolvimento da aprendizagem. O estudo é iniciado, abordando o idioma e sua inclusão como parte integrante e obrigatória na matriz curricular, seguido pela análise sobre Língua e Linguagem. A pesquisa traz, também, fundamentações sobre a trajetória do ensino de Língua Inglesa no Brasil, além de pontuar observações significativas sobre o seu ensino no enfoque das concepções de linguagem com base na prática da oralidade, fazendo uma análise de seu papel no contexto educacional e social, observando a necessidade de inovação das práticas docentes e a motivação de interesse do estudante a partir da conversação. A pesquisa tem seu foco na inclusão dos alunos no processo de aprendizagem por meio de mecanismos elaborados e organizados pelo professor, promovendo por meio da interação, a comunicação, participação e interesse.
Interno - 1878228 - HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA
Presidente - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE