Go to accessibility

DISCENTE: KENNIA MAGDALA DE SOUSA MELONIO
DATA: 16/10/2023
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: INTERVENÇÃO PRECOCE PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma proposta para formação de professores
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão escolar. Intervenção Precoce em TEA. Neuroplasticidade com TEA.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo propor uma intervenção precoce em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo-TEA na Educação Infantil com vista a elaboração de um guia pedagógico. A Intervenção precoce pode ocorrer logo após o nascimento ou em seguida do diagnóstico, até o período da primeira infância, tendo-se como objetivo garantir que crianças com distúrbios ou atraso no desenvolvimento tenham atendimento adequado com diminuição de danos já causados e aumento das chances de melhor prognóstico, além da ampliação da rede de fortalecimento e apoio aos familiares. (Pires, 2011). A escolha deste tema decorreu pelo seu aparato teórico capaz de fundamentar práticas que corroborem com o processo de inclusão escolar da criança com TEA. Já que as dificuldades em planejar e executar práticas pedagógicas, junto a essas crianças têm apresentado carências. No delineamento metodológico optou-se pela pesquisa do tipo qualitativa descritiva, além da análise documental. Por meio da apreciação dos documentos, infere-se que a construção conceitual de deficiência e autismo, bem como a elaboração de políticas públicas e educacionais voltadas a essa população, que tem caminhado junto a mudanças de paradigmas vigentes em cada época, concomitante aos estudos científicos. O lócus da pesquisa será a UEB Carlos Salomão Chaib, na Educação Infantil, localizada no município de São Luís – MA.
Presidente - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA