Go to accessibility

DISCENTE: INGRID BARBOSA DA COSTA
DATA: 18/10/2023
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: CLIL AND STORYTELLING INTEGRATED INSTRUCTIONS: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO IEMA INTEGRAL BILÍNGUE
PALAVRAS-CHAVES: Bilinguismo. Educação Bilíngue. Currículo Integrado Bilingue. Formação Docente
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação oferece uma revisão dos pressupostos teóricos que fundamentam o bilinguismo e a educação bilíngue, além de investigar o bilinguismo e a educação bilíngue a partir da perspectiva Content and Language Integrated Learning (CLIL), com intuito de confeccionar um e-book com uma sequência didática de caráter prático, baseada na abordagem CLIL, com ênfase na interdisciplinaridade e culminância em Storytelling, que auxilie na execução do currículo integrado no 1° ano do Ensino Fundamental do IEMA Integral Bilíngue e de outras escolas da Rede Estadual de Educação do Maranhão. A pesquisa se faz necessária devido à pluralidade linguística do Brasil. Acrescenta-se a isto, o aumento do número de escolas bilíngues nos centros urbanos do país. Mediante o exposto, no que tange à metodologia da investigação, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental com o propósito de fundamentar o estudo, buscando compreender os fenômenos observados in loco durante os momentos de planejamento e realização das atividades propostas; questionários estruturados com professores e demais agentes escolares e registro de desempenho dos alunos. Do ponto de vista da abordagem, optou-se pela qualitativa, que fornece dados mais detalhados sobre a rotina de tempo integral, o período de adaptação das crianças, o acolhimento dos professores e eventuais problemas que possam ser detectados. A escolha pelos anos iniciais do Ensino Fundamental considerou pesquisas sobre a melhor idade para a proposta de uma Escola Bilíngue. Segundo Lennenberg (1967), a idade crítica para a aprendizagem de uma língua estrangeira situa-se entre os 21 meses e 12 anos de vida da criança e que a partir dos 14 anos a capacidade de assimilação e aprendizagem do ser humano começa a diminuir gradativamente, exigindo maior dedicação do aluno e do professor. Após escolhido o público a ser atendido, definiu-se a escola, bem como os critérios utilizados que foram: uma comunidade carente de escolas de Ensino Fundamental; crianças em situação de vulnerabilidade e um prédio que estivesse sendo subutilizado, cujos alunos pudessem migrar para outras escolas próximas sem que houvesse prejuízos. Como resultado da proposta emergiu a preocupação em desenvolver um currículo que atendesse às exigências legais em âmbito nacional: LDB, BNCC e Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM), que contemple a integração dos componentes curriculares ministrados na língua adicional devidamente distribuídos em sua carga horária (BRASIL, 1996; BRASIL, 2018; MARANHÃO, 2019); em buscar profissionais qualificados ou dispostos a se qualificar e desconstruir ideias tradicionais para pensar em novas metodologias e abordagens que alcancem crianças tão jovens durante o dia inteiro, sem sobrecarregar os profissionais da escola.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE