Go to accessibility

DISCENTE: SABRINA LIMA DOS SANTOS
DATA: 26/10/2023
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COM APLICATIVOS MÓVEIS: uma proposta pedagógica para professores de Língua Inglesa em uma Escola Municipal na cidade de Rosário/MA
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Móvel. Prática Pedagógica. Ensino-aprendizagem de Inglês. Aplicativos Móveis.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre o uso dos aplicativos móveis como recurso didático em aulas de Língua Inglesa no Ensino Fundamental (Anos Finais). Elenca-se como objetivo geral investigar como os aplicativos móveis podem ser utilizados para o processo de ensino da Língua Inglesa a ser utilizado pelos professores. A problemática foi delineada a partir do seguinte questionamento: até que ponto os conhecimentos sobre a metodologia M-Learning, mais precisamente o uso dos aplicativos móveis, poderão ser utilizados pelos professores no processo de ensino da Língua Inglesa? A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso utilizando a abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas realizadas com o auxílio do aplicativo WhatsApp. Para a análise e interpretação de dados foram usados gráficos para as perguntas fechadas, o quadro de respostas para as perguntas abertas e a transcrição dos dados coletados nas entrevistas com os professores. O produto da pesquisa foi um E-book com a discussão sobre como utilizar a metodologia M-Learning nas aulas de Língua Inglesa e a apresentação de tutoriais sobre como utilizar os aplicativos móveis nas aulas de Língua Inglesa com o objetivo de demonstrar os benefícios do uso da metodologia M-Learning no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa a serem utilizadas pelos professores da Unidade Integrada Maria José Macau no município de Rosário (MA). O referencial teórico baseia-se no uso dos aplicativos móveis na educação (MORAIS, 2003; VIEIRA, 1999), a formação do professor para uso da tecnologia (PAIVA, 2013; BARAN, 2014), no conceito de aprendizagem com mobilidade ou M-Learning (CARVALHO, 2015; BARCELOS; TAROUCO; BERCHT, 2009), o uso dos aplicativos móveis no ensino de língua inglesa (ZARDINI,2009; PAIVA, 2017), na história, definição, identificação do conceito de língua subjacente, método de ensino empregado, no desenvolvimento da compreensão oral, fala, leitura, escrita, de vocabulário e o estimulo à interação dos aplicativos móveis (VERA, 2017; NEULS, 2015) e nas discussões sobre as possibilidades e limitações dos aplicativos como ferramenta pedagógica. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que nem todos os professores possuem formação em Letras – Língua Inglesa e nem tampouco uma formação continuada na área. Em relação ao domínio da tecnologia, eles estão em sua maioria na faixa básica. Em relação a apropriação das tecnologias digitais, muitos dos professores não tiveram um treinamento promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SEMED) para o domínio das tecnologias. Averiguamos que alguns professores reconhecem as estratégias de ensino que os aplicativos possuem de acordo com o objeto de conhecimento que eles querem que os seus alunos alcancem. Para os professores, as tecnologias digitais, de forma geral, motivam os alunos e conseguem fazer com que eles aprendam melhor. Alguns professores também apontaram algumas dificuldades no uso das tecnologias digitais que podem ser de ordem política, técnica e pedagógica. E, por fim, os professores sabem que precisam estar atualizados com relação a formação para o uso das tecnologias bem como também precisam estar bem assistidos pelos governantes que precisam oferecer aos professores e aos alunos uma escola com uma estrutura adequada e que lhe permita desenvolver uma aula utilizando esses recursos digitais para que assim consigam tornar o processo de ensino-aprendizagem desses alunos mais dinâmico, criativo, interativo e cada vez mais próximo da realidade dos seus alunos.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA