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Banca de DEFESA: DIONÍSIO LINDOSO DOURADO

2023-10-02 14:51:32.19

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIONÍSIO LINDOSO DOURADO
DATA: 17/10/2023
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFMA CAMPUS PINHEIRO E SÃO LUÍS - CENTRO HISTÓRICO: o pensado e o praticado
PALAVRAS-CHAVES: Currículo, Educação Profissional, Práticas Pedagógicas, Integração Curricular.
PÁGINAS: 174
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada “INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFMA CAMPUS PINHEIRO E SÃO LUÍS - CENTRO HISTÓRICO: o pensado e o praticado”, foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica, a partir da observação das dificuldades na integração curricular em cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFMA Campus Pinheiro e São Luís – Centro Histórico. Ela buscou verificar esse fato empírico e, teve como objetivo geral: analisar as práticas de integração curricular nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMA Campus Pinheiro e Centro Histórico, considerando os impactos da formação dos professores nesse desenvolvimento. Teve como objetivos específicos: discutir os fundamentos que envolvem a integração curricular nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFMA Campus Pinheiro e São Luís - Centro Histórico; relacionar a atividade prática de integração curricular nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio com a capacitação dos professores e os contextos de trabalho; desenvolver o Caderno Pedagógico: possibilidades de integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Seguimos as premissas metodológicas: natureza aplicada, abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva e quanto aos procedimentos, como pesquisa de intervenção pedagógica. Utilizando como instrumentos de coleta de dados: entrevista e pesquisa documental. Nos apoiamos principalmente nas contribuições de Fonseca (1961), Cordão e Moraes (2017), Cunha (2000; 2005), Goodson (2020), Lopes (2011), Manfredi (2017), Manacorda (2013), Ramos (2014), Sacristán (2014), Santomé (1998), Silva (1999) e Pereira (2019). Organizamos esta dissertação em oito seções: a primeira é a Introdução com informações gerais sobre o trabalho e o percurso investigativo; a segunda trata da Educação Profissional no seu contexto histórico; a terceira trata do trabalho como concepção fundante da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A quarta seção trata da integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Na quinta está a Metodologia da Pesquisa, nessa seção tratamos dos instrumentos de geração de dados, da sistematização e apresentação dos dados gerados na pesquisa, das caracterizações dos lócus da pesquisa e dos sujeitos. A sexta trata da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a integração curricular: as vozes dos sujeitos dos lócus da pesquisa. A sétima trata do Caderno Pedagógico: possibilidades de integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A oitava seção são as Considerações Finais, nelas trazemos os nossos aprendizados e as possíveis contribuições acadêmicas para a Educação de forma ampla e o estudo do Currículo Integrado na Educação Profissional Técnica de Nível Médio de forma mais específica.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIANE MARIA PINTO PEDROSA - IFMA
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS

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