Go to accessibility

DISCENTE: FRANCISCO CARLOS SILVA SOUZA
DATA: 07/11/2023
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo com alunos dos anos finais do ensino fundamental numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Matemática; Jogos; Campos Conceituais; Registros Semióticos.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo com alunos dos anos finais do ensino fundamental numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão, é uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional em educação (PPGEEB - Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica), que tem como objetivo geral analisar como os professores do componente currícular de matemática utilizam os jogos digitais a fim de proporcionar aula mais estimulante e interativa para os estudantes da educação de jovens adultos dos anos finais de uma uma escola do município de Paço do Lumiar – MA, com a finalidade da elaboração de um guia de jogos digitais de forma colaborativa e dialógica entre todos os sujeitos da pesquisa, e que possa servir de mecanismo metodológico atrativo e prazeroso. Esse desenvolvido com aportes teóricos que fundamentam a utilização dos jogos na concepção de Kishimoto (2011), entre outros autores, que possa facilitar, sobretudo, a potencializar a compreensão da apreensão da matemática e a prática de ensino - aprendizagem. Nessa perspectiva, abordaremos relevantes contribuições teóricas na área da matemática como a “Teoria dos campos conceituais” de Gérard Vergnaud numa abordagem teórico metodologica de aquisição de competencias: sobre o olhar de Bittar e Muniz (2009), e a utilização da representação semiótica de Raymond Durval (2009) no ensino da Matemática, entre outras contribuições complementares de autores que auxiliam na compreensão das concepções das teórias abordadas. Posteriormente, após as observações e aplicação do questionário será desenvolvido todo o arcabouço metodológico da pesquisa. Diante do exposto, até o presente momento do trabalho de dissertação em construção, podemos perceber a relevância do objeto de estudo para EJA – Educação de Jovens Adultos, mediante a necessidade de estimula-los, desenvolvendo uma cultura de ensino e aprendizado prazeroso através dos jogos a luz das contribuições das teórias mencionadas.
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR