Go to accessibility

DISCENTE: YÊDA SÁ MALTA
DATA: 30/10/2023
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: O ENSINO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COM O USO DO PIXTON PARA CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PELOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES I
PALAVRAS-CHAVES: Competências socioemocionais; Educação; Ensino Fundamental; História em Quadrinho; Pixton
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata do ensino de competências socioemocionais com o uso do Pixton como recurso didático para elaboração de Histórias em quadrinhos (HQs). Esta pesquisa é regida pela questão central: Como desenvolver as competências socioemocionais por meio das histórias em quadrinhos com o uso do aplicativo Pixton nos anos finais do Ensino Fundamental no Colégio Militar Tiradentes I? Apresenta como objetivo geral: investigar a aplicabilidade de histórias em quadrinhos, elaboradas com o uso do aplicativo Pixton, como recurso didático de ensino das competências socioemocionais pelos docentes dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Militar Tiradentes I (CMT I). Esta pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, com os procedimentos técnicos pautados na pesquisa bibliográfica e de campo, assim buscou-se os fundamentos conceituais das competências socioemocionais, utilização do aplicativo Pixton e, criação de HQs digitais. Para coletar os dados, inicialmente, foi aplicado a todos os docentes do Ensino Fundamental um questionário digital via Google Forms com perguntas abertas e fechadas, além da entrevista aos docentes participantes da aplicação do produto final em formato presencial. Ressalta-se que a análise e interpretação dos dados foi estruturada e registrada com enfoque qualitativo, por meio de gráficos, figuras e quadros, que foram utilizados para sistematizar as informações do questionário (momento inicial), falas dos dois docentes participantes da aplicação do produto final durante a entrevista e, também, registrar as impressões acolhidas de forma voluntária dos estudantes que construíram as HQs. (fase final). Foi organizado um Manual pedagógico em formato digital como produto educacional que foi aplicado durante três meses nas turmas do 9º ano, nas aulas de Língua Portuguesa visando gerar ajustes e validar seu conteúdo. Antes da aplicação do produto, foi ministrada uma oficina formativa denominada “O aplicativo Pixton como recurso didático de ensino das competências socioemocionais”, em formato presencial, aos dois docentes dessa fase da pesquisa, com explicações teóricas e práticas sobre o manual didático pedagógico e o Pixton. Constatou-se como resultado desta pesquisa que os docentes, nas aulas de Língua Portuguesa do 9º ano, conseguiram abordar a temática das competências socioemocionais com criatividade, colaboração e reflexão ativa gerando uma aprendizagem significativa e contextualizada visando o exercício do protagonismo do estudante ao produzir sua narrativa autoral e digital; que recursos digitais, tais como o Pixton, quando usados com planejamento e objetivos bem definidos e esclarecidos ajudam na construção de conhecimentos e estimulam a motivação dos estudantes.
Externo ao Programa - 407687 - CASSIA CORDEIRO FURTADO
Presidente - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA