Go to accessibility

DISCENTE: ANA CELIA DE JESUS MARTINS
DATA: 10/11/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA: uma intervenção didático-pedagógica no sétimo ano no contexto da BNCC
PALAVRAS-CHAVES: Educação Matemática. Ensino de Álgebra. Ensino Fundamental. Resolução de Problema
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo principal verificar se a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas proposta por duas pesquisadoras brasileiras, Norma Allevato e Lourdes Onuchic, se constitui num bom caminho alternativo para a construção de conceitos e objetos de conhecimentos relacionados ao ensino de Álgebra no sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino do Maranhão. Começamos com um panorama histórico do ensino de Álgebra no Brasil, destacando sua evolução ao longo do tempo. Em seguida, exploramos o desenvolvimento do pensamento algébrico e os aspectos cruciais para a aprendizagem da Álgebra. Dentro da Educação Matemática, atualmente, o Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas é visto como uma metodologia alternativa, que visa a um trabalho centrado no aluno, a partir de problemas geradores para a construção de novos conceitos e procedimentos dos objetos de conhecimento matemáticos. Nessa metodologia, o aluno participa ativamente da construção do conhecimento com a orientação e supervisão do professor que, somente no final desse processo de construção, formaliza as ideais desenvolvidas, utilizando notação e terminologia corretas. Os objetos de conhecimentos (conteúdos) trabalhados com os estudantes foram os conceitos iniciais de sentenças algébricas e Equação do 1º grau, de acordo com as orientações da BNCC. O intuito é verificar se, ao trabalhar com esta metodologia, em sala de aula haverá um aumento na motivação, tanto da professora em ensinar quanto dos alunos em aprender. Descrevemos o contexto e a metodologia da pesquisa, que adota uma abordagem de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, assim como os instrumentos utilizados na coleta de dados e sobre o produto educacional. Temos o propósito de detalhar a descrição e análise dos dados obtidos durante a pesquisa de campo, incluindo encontros com os estudantes e a professora titular da turma, bem como os problemas geradores utilizados. Por fim, delineamos o plano para a conclusão da dissertação e apresentamos um cronograma para os próximos passos da pesquisa. Este estudo visa aprimorar o ensino e aprendizagem da Álgebra na Educação Básica, com ênfase na Resolução de Problemas.
Presidente - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA
Interno - 1063934 - MARIA DO CARMO ALVES DA CRUZ