Go to accessibility

DISCENTE: IZAMOEMA DE SANTANA
DATA: 17/11/2023
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB, BLOCO A, SALA 203 - CCSo
TÍTULO: O NOVO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO E A ATUAÇÃO DOCENTE EM PROJETO DE VIDA NO C. E. M. MARIA MÔNICA VALE EM SÃO LUÍS - MA
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Docência. Ensino Médio. Projeto de Vida.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esse estudo consiste numa pesquisa qualitativa e interventiva cujo objetivo era investigar a atuação docente no componente curricular Projeto de Vida do novo currículo do Ensino Médio no Centro Educa Mais Maria Mônica Vale em São Luís - MA, com vista à construção conjunta de um caderno de orientações pedagógicas para a escolha de itinerários formativos. E visa responder a seguinte problemática: como o(a)s professore(a)s do componente curricular Projeto de Vida podem atuar na escolha dos itinerários formativos do novo currículo do Ensino Médio no Maranhão? Assim, nossos objetivos específicos foram: verificar as orientações curriculares para a escolha dos itinerários formativos do novo currículo do Ensino Médio no Maranhão; identificar como é a formação das(os) docentes que atuam no componente curricular Projeto de Vida no Maranhão; analisar a atuação docente em Projeto de Vida no Centro Educa Mais Maria Mônica Vale; e elaborar em parceria com a equipe escolar do Centro Educa Mais Maria Mônica Vale um caderno de orientações pedagógicas com temas e estratégias metodológicas que auxilie a escolha de itinerários formativos. Para atingir nossos objetivos, pesquisamos os documentos curriculares que embasam essa reforma curricular, BNCC (2028) e DCTM (2022), assim como, fizemos um aprofundamento teórico sobre Currículo e a história do Ensino Médio e da Formação Docente no Brasil e no Maranhão, com base em autores como Charlot (2014); Ferreira Jr (2010); Freire (1989); Imbernón (2011) Lopes e Macedo (2002, 2011), Paraíso e Santos (1996); Sacristán (2000, 2013); Saviane (2005); Silva (2002); Papi (2005); Pimenta (1997); Ramalho, Nunes e Gauthier (2004), Sodré (2012) Souza (2008), Tardif (2014) dentre outros. Nosso campo de investigação foi o Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, localizado no bairro Vinhais em São Luís -MA, no qual traçamos um caminho metodológico, que consistiu na observação participante e entrevistas semiestruturadas com a gestão e as professoras que atuam no Projeto de Vida, a análise de dados foi feita com base na Teoria da Atuação de Stephen Ball e seus colaboradores (2021). Assim, nossos resultados indicam que as orientações curriculares para a escolha dos itinerários formativos não são precisas, delegando as escolas a criação de estratégias para promover uma escolha consciente, abrindo precedentes para falhas e insatisfação por parte dos estudantes. Quanto a formação docente para atuar no componente curricular Projeto de Vida, os dados revelam ser centrada na execução do material didático do ICE, o que tem gerado preocupação com o cumprimento do programa curricular, assim como, a busca por outras fontes. E, em sua atuação em Projeto de Vida, as professoras relataram as práticas cotidianas de contextualização que vivenciam no ambiente escolar, tais como reuniões, planejamento conjunto, construção de artefatos para a concretização da política educacional em vigor. Durante a execução de nossa pesquisa pudemos aplicar nosso produto educacional construído com auxílio da equipe pedagógica, que consiste num caderno de orientações pedagógicas contendo uma sequência didática para a escolha de itinerários formativos que foi bem recebido pelos estudantes.
Interno - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Externo ao Programa - 271991 - MARCOS FABIO BELO MATOS