Go to accessibility

DISCENTE: ELIANE CRISTINA LEITE DOS SANTOS
DATA: 20/11/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE VALORIZAÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA DO POVO NEGRO REMANESCENTE DE QUILOMBO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANTONIO III – MATÕES DO NORTE-MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Escolar Quilombola. Valorização. Saberes Afrocentrados.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de Dissertação trata sobre AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE VALORIZAÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA DO POVO NEGRO REMANESCENTE DE QUILOMBO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANTONIO III – MATÕES DO NORTE-MA. O estudo tem como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas de valorização cultural e identitária do povo negro remanescente de quilombos na escola quilombola Santo Antônio III, no município de Matões do Norte-MA, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, tendo em vista a elaboração de um E-book que contemple a valorização da identidade negra quilombola. O presente trabalho traz como principais fontes bibliográficas as obras dos seguintes autores: Campos, (2014); Carvalho (2020); Cruz (2008); Ferreira (2021); Souza (2012); Gay e Quintans, (2014); Nascimento (1980); Moura (1981); Schwartz (2018). O estudo está organizado em sete seções, descritas a seguir: Inicialmente, na introdução, apresentamos a estrutura teórica, a problemática e os objetivos da pesquisa. Em seguida, na segunda seção, os quilombos são caracterizados como elementos de resistência das populações negras, como espaço de saberes e preservação da memória cultural, tanto no passado como na contemporaneidade. A terceira seção, retrata a Educação Escolar Quilombola contemplando os desafios para construção de práticas pedagógicas de valorização do povo negro remanescente de quilombo. Na quarta seção, estão concentradas abordagens sobre o Quilombo Santo Antonio, desde sua origem até a descrição dos desafios enfrentados pela comunidade para sobrevivência. Nessa parte, consta a caracterização da Escola Municipal Santo Antônio III, a descrição metodológica do estudo e a apresentação do produto da pesquisa. Nas seções seguintes (5, 6,7) apresentamos respectivamente, os resultados parciais da pesquisa, o plano da dissertação e o cronograma do estudo em andamento.
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 1296451 - MARILDA DA CONCEICAO MARTINS