Go to accessibility

DISCENTE: TYCIANA VASCONCELOS BATALHA
DATA: 27/11/2023
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO EDUCADOR E O LÚDICO: um entrelaçamento para o desenvolvimento das crianças na pré-escola
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Práticas Pedagógicas. Lúdico.
ÁREA: Educação
RESUMO: Essa dissertação busca responder ao seguinte questionamento: o que implica no desenvolvimento das aprendizagens as vivências lúdicas ou não da pré-escola no Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade no município de São Luís – MA? A educação na primeira infância é um período crítico para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, e a prática pedagógica desempenha um papel fundamental nesse contexto. Este estudo tem como objetivo geral compreender o efeito das experiências, tanto lúdicas quanto não lúdicas, no desenvolvimento da aprendizagem de crianças na pré-escola do Centro Integral de Educação Infantil - Creche da Liberdade, no município de São Luís – MA e objetivos específicos: Investigar como a Educação Infantil tem se desenvolvido ao longo dos anos no Brasil até a inserção do lúdico como instrumento de mediação educativa; identificar as concepções teóricas e metodológicas que sustentam a formação lúdica no fazer pedagógico dos educadores e construir a partir das apreciações dos (as) educadores (as) um Caderno de Orientações lúdicas para a promoção de experiências significativas para a criança da pré-escola. Para dar fundamentação teórica a esta investigação, foram revisitados estudiosos e pesquisadores da área, como: Corsaro (2011), Brougère (2010), Kishimoto (2007, 2008, 2011, 2016), Friedman (2010), dentre outros. Como metodologia, foram utilizadas a revisão de literatura do tipo estado da arte e com enfoque qualitativo; do ponto de vista dos objetivos, foi classificada como pesquisa exploratória. Os sujeitos da pesquisa serão dois educadores(as) da pré-escola. Os instrumentos de geração de dados utilizados serão: observação participante e entrevista semiestruturada com os(as) educadores (as). Os possíveis resultados desta dissertação buscarão destacar que o entrelaçamento da prática pedagógica com abordagens lúdicas não apenas enriquece a experiência educacional das crianças na pré-escola, mas também contribui de forma significativa para o seu desenvolvimento holístico.
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2372084 - ROSYANE DE MORAES MARTINS DUTRA