Go to accessibility

DISCENTE: DELZA CRISTINA PINHEIRO
DATA: 18/12/2023
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: BRINCADEIRAS/BRINQUEDOS DE CRIANÇAS TEM GÊNERO? Representações sociais das professoras da Creche Escola Elza Maria Rodrigues da Silva
PALAVRAS-CHAVES: Gênero; Brincar; Representações sociais; Educação Infantil
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa insere-se no âmbito de um mestrado profissional, no Programa de Pós- Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão UFMA. Desenvolve-se a partir da seguinte questão problematizadora: Como as representações sociais sobre gênero das professoras influenciam nas escolhas das brincadeiras e dos brinquedos das crianças da educação infantil da creche Maria Elza Rodrigues da Silva? O estudo tem como objetivo geral investigar como as representações sociais sobre gênero das professoras influenciam nas escolhas das brincadeiras e dos brinquedos das crianças da educação infantil da Creche Maria Elza Rodrigues da Silva, visando a construção coletiva de um Caderno do Brincar. Os objetivos específicos estão direcionados para perceber como se dá a brincadeira livre no ambiente da escola sem distinções de gênero, permitindo os atravessamentos das crianças nas fronteiras do brincar; descrever e analisar como meninas e meninos participam das brincadeiras e que papeis desempenham usando a imaginação e a ludicidade para compor sua identidade; analisar os conhecimentos que as professoras demonstram sobre as questões de gênero na primeira infância; construir um produto educacional (Caderno do Brincar) para a superação das desigualdades quanto ao gênero entre as crianças da primeira infância nos espaços coletivos das instituições educacionais, a fim de minimizar os impactos ocasionados por manifestações de preconceitos, ideias sexistas e diferenciações de gênero. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa é de natureza qualitativa, enquadrada como um estudo de caso, adotou como técnicas de coleta de dados a observação não participante e como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas. A pesquisa apresenta como produto educacional o Caderno do Brincar, o qual consiste em um guia de orientações didático-pedagógicas, que servirá de instrumento para nortear as professoras em suas práticas, na perspectiva de construir de uma Educação para a Igualdade de gênero. Com a produção de conhecimentos resultado desta pesquisa, esperamos contribuir para que os espaços de educação de crianças sejam locais onde meninas e meninos recebam não só cuidados, mas tenham possibilidades de socialização, a partir de uma educação plural para que sejam protagonistas no combate ao preconceito, a discriminação para superação de desigualdades entre mulheres e homens.
Presidente - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE