Go to accessibility

DISCENTE: EDVONE SAMPAIO CUTRIM ALMEIDA
DATA: 11/12/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: SOBRE O CORPO DANÇANTE E O CORPO APRENDIZ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um Estudo de Caso no Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho em São Luís- MA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da Dança; Dança Educativa; Corporeidade
ÁREA: Educação
RESUMO: A Dança é considerada uma manifestação cultural, antropológica e artística da humanidade, fazendo parte da vida do homem desde os tempos mais remotos. Compreender a Dança como conhecimento produzido pela humanidade, ultrapassando a visão utilitarista que tem baseado as práticas docentes de uma forma geral, corresponderá ao cerne dessa pesquisa. Para tanto, a nossa questão problematizadora é: Quais as possibilidades do ensino da dança nas aulas de Educação Física Escolar, na perspectiva de permitir que o aluno se perceba como corpo dançante, capaz de aprender através da experiência estética da Dança? O objetivo geral é investigar o ensino da dança nas aulas de Educação Física Escolar do Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, no sentido de implementar um conjunto de ações pedagógicas que possam contribuir para um novo fazer dançante na escola. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, que utilizará o método misto como abordagem metodológica e como método de procedimento será o Estudo de Caso do tipo instrumental. Para a coleta de dados serão utilizados a observação não-participante, entrevistas e questionários, que serão analisados e interpretados através de tabelas e quadros. Os sujeitos da pesquisa serão o professor de Educação Física da 3ª série do Ensino Médio, a coordenadora pedagógica e os discentes da turma selecionada para o estudo. O lócus desse estudo será o Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, escola da rede estadual do Maranhão, localizada no município de São Luís. As principais fontes bibliográficas utilizadas para o referencial teórico foram: Merleau-Ponty (1999), Nóbrega (2000), Freire (1991), Marques (1997), Brasileiro (2012), Porpino (2018), Viana (2005) e Laban (1990). Para este momento da construção da pesquisa, apresentamos as seguintes seções: A primeira seção se refere à introdução, contendo a justificativa, a caracterização e delimitação do objeto, a questão problematizadora que configura o objetivo geral e as questões norteadoras que configuram os objetivos específicos. A segunda seção trata da compreensão do corpo que dança, provocando uma reflexão dos conceitos de corpo presentes, tendo como base a perspectiva fenomenológica. A terceira seção apresenta a Dança como produtora de conhecimento e aborda a questão dos saberes específicos da Dança. A quarta seção, que no momento está em construção, discorrerá sobre a realidade da Dança nas aulas de Educação Física Escolar e apresentará as ideias de Rudolf Laban (1990) como proposta metodológica. A quinta seção trata da pesquisa empírica, com as seguintes subseções: a caracterização da escola pesquisada; a metodologia da pesquisa e a descrição do produto educacional a ser construído após a pesquisa. A sexta e a sétima seção apresentam, respectivamente, o plano da dissertação e o cronograma da pesquisa.
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 2336903 - MARILEIA SANTOS CRUZ DA SILVA