Banca de QUALIFICAÇÃO: EDVONE SAMPAIO CUTRIM ALMEIDA
2023-11-23 18:29:46.822
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDVONE SAMPAIO CUTRIM ALMEIDA
DATA: 11/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: SOBRE O CORPO DANÇANTE E O CORPO APRENDIZ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um Estudo de Caso no Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho em São Luís- MA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da Dança; Dança Educativa; Corporeidade
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A Dança é considerada uma manifestação cultural, antropológica e artística da
humanidade, fazendo parte da vida do homem desde os tempos mais remotos.
Compreender a Dança como conhecimento produzido pela humanidade,
ultrapassando a visão utilitarista que tem baseado as práticas docentes de uma forma
geral, corresponderá ao cerne dessa pesquisa. Para tanto, a nossa questão
problematizadora é: Quais as possibilidades do ensino da dança nas aulas de
Educação Física Escolar, na perspectiva de permitir que o aluno se perceba como
corpo dançante, capaz de aprender através da experiência estética da Dança? O
objetivo geral é investigar o ensino da dança nas aulas de Educação Física Escolar
do Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, no sentido de implementar um
conjunto de ações pedagógicas que possam contribuir para um novo fazer dançante
na escola. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, que utilizará o método
misto como abordagem metodológica e como método de procedimento será o Estudo
de Caso do tipo instrumental. Para a coleta de dados serão utilizados a observação
não-participante, entrevistas e questionários, que serão analisados e interpretados
através de tabelas e quadros. Os sujeitos da pesquisa serão o professor de Educação
Física da 3ª série do Ensino Médio, a coordenadora pedagógica e os discentes da
turma selecionada para o estudo. O lócus desse estudo será o Centro de Ensino
Cônego Ribamar Carvalho, escola da rede estadual do Maranhão, localizada no
município de São Luís. As principais fontes bibliográficas utilizadas para o referencial
teórico foram: Merleau-Ponty (1999), Nóbrega (2000), Freire (1991), Marques (1997),
Brasileiro (2012), Porpino (2018), Viana (2005) e Laban (1990). Para este momento
da construção da pesquisa, apresentamos as seguintes seções: A primeira seção se
refere à introdução, contendo a justificativa, a caracterização e delimitação do objeto,
a questão problematizadora que configura o objetivo geral e as questões norteadoras
que configuram os objetivos específicos. A segunda seção trata da compreensão do
corpo que dança, provocando uma reflexão dos conceitos de corpo presentes, tendo
como base a perspectiva fenomenológica. A terceira seção apresenta a Dança como
produtora de conhecimento e aborda a questão dos saberes específicos da Dança. A
quarta seção, que no momento está em construção, discorrerá sobre a realidade da
Dança nas aulas de Educação Física Escolar e apresentará as ideias de Rudolf Laban
(1990) como proposta metodológica. A quinta seção trata da pesquisa empírica, com
as seguintes subseções: a caracterização da escola pesquisada; a metodologia da
pesquisa e a descrição do produto educacional a ser construído após a pesquisa. A
sexta e a sétima seção apresentam, respectivamente, o plano da dissertação e o
cronograma da pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 2336903 - MARILEIA SANTOS CRUZ DA SILVA
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA