Go to accessibility
Beginning of content

Banca de QUALIFICAÇÃO: AGLAENNE REIS LIMA TEIXEIRA

2023-11-27 16:01:08.01

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AGLAENNE REIS LIMA TEIXEIRA
DATA: 20/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: uma proposta didático-pedagógica no Centro Educa Mais Maria Mônica Valle Costa
PALAVRAS-CHAVES: Gamificação; Ensino de Biologia; Ensino Médio
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O objetivo desse trabalho foi investigar a gamificação no ensino de Biologia, com a perspectiva de construir um Caderno de Orientações Pedagógicas para a gamificação no ensino de Biologia buscando contribuir com a prática pedagógica no contexto do Ensino Médio. Como bases teóricas, utilizamos dos pressupostos de Kapp (2012), Blair e Mesch (2014), Martins e Giraffa (2018) e Krasilchik (2019). A estratégia metodológica escolhida foi a pesquisa qualitativa, classificada como aplicada em que empregamos o tipo estudo de caso, tendo como local de pesquisa o Centro Educa Mais Maria Mônica Valle, tendo como participantes os professores de Biologia que lecionam nas três séries do Ensino Médio. Para a coleta de dados, realizamos inicialmente a observação do local de pesquisa e aplicamos um questionário diagnóstico. Posteriormente, realizaremos uma oficina de práticas gamificadas para o ensino de Biologia e aplicação de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados coletados foi utilizado a Análise de Conteúdo de Bardin (2021). E, como resultados preliminares, observamos que o local de pesquisa possui um total de 27 professores, estrutura contendo laboratórios, refeitório, quadra de esporte para atender um público de 382 alunos. Em relação aos participantes, os três professores de Biologia que a escola possui aceitaram participar da pesquisa. Com as respostas do questionário diagnóstico foi possível observar a partir da experiência dos professores, que eles utilizam como principal fonte de pesquisa a internet e os livros, que já utilizaram algum tipo de jogo como recurso didático, que possuem a concepções similares sobre gamificação relacionando diretamente à aplicação de jogos como forma de entretenimento e motivação. Além disso, constatou-se que, de acordo com os participantes, o tema Botânica possui demanda para utilização de outras metodologias para melhor compreensão dos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE

End of content