Go to accessibility

DISCENTE: EDILENE DE JESUS FURTADO FERREIRA VIEIRA
DATA: 19/12/2023
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DA LEITURA E A PERSPECTIVA DISCURSIVA DE LINGUAGEM: Implicações para a formação leitora de crianças do 2º ano do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem. Concepção Discursiva; Leitura. Ensino Fundamental
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa insere-se no âmbito do mestrado profissional, do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Desenvolve-se a partir da seguinte questão problematizadora: Que pressupostos da perspectiva discursiva de linguagem podem subsidiar o processo de organização de situações de ensino da leitura em turmas do 2º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Raposa-MA?A partir da referida questão definimos como objetivo geral: Compreender como os pressupostos da perspectiva discursiva de linguagem, podem subsidiar o processo de organização de situações de ensino da leitura em turmas do 2º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Raposa-MA, com vistas a elaboração de um Caderno Didático orientador do planejamento docente. Como objetivos específicos definimos: situar as concepções de linguagem, leitura e texto situando o processo de ensino da leitura a partir da concepção discursiva de linguagem; evidenciar as concepções de linguagem, de leitura e texto das professoras colaboradoras e como se relacionam com as práticas de ensino da leitura em sala de aula; identificar as possibilidades e desafios para organização das práticas de ensino da leitura a partir das relações entre a concepção discursiva de linguagem e as orientações dos documentos curriculares oficiais (BNCC e DCTMA); produzir, a partir dos pressupostos da concepção discursiva de linguagem um Caderno de Orientações Metodológicas, para subsidiar o planejamento docente, relativo às práticas de ensino da leitura para o 2º ano do ensino fundamental. Para organizar o percurso metodológico destacamos: quanto a natureza constitui-se como uma pesquisa de intervenção em educação. A abordagem é qualitativae os procedimentos consubstanciaram-se nas bases da pesquisa-ação do tipo colaborativa. Esta pesquisa se ancora em alguns pressupostos teóricos deBakhtin/Volochínov (2006) para compreensão do processo discursivo e dialógico da linguagem. Sobre as práticas de leitura, dialogamos com as fontes primárias dos estudos de Bajard (2021), Curto, Murilo e Teixidó (2000),Geraldi (2011), Jolibert (1994, 2006) eSmolka (1988). Outras fontes secundárias são mobilizadas para análise. Nossas considerações parciais sinalizam que a concepção discursiva de linguagemapresenta perspectivas para a constituição de práticas de ensino da leitura como processo de compreensão, ou seja, as crianças aprendem a ler a partir de textos reais com funções sociais explicitas atribuindo sentido à leitura.
Interno - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA
Presidente - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO