Go to accessibility

DISCENTE: JOÃO OTÁVIO SILVA FERREIRA
DATA: 16/01/2024
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES E SUAS OPERAÇÕES POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: uma experiência com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Educação Matemática. Ensino Fundamental. Ensino de Frações. Resolução de Problemas.
ÁREA: Educação
RESUMO: Dentre os conteúdos (objetos de conhecimentos) de Matemática, desenvolvidos na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental, as frações é um dos que geram algumas dificuldades para os estudantes, principalmente ao chegarem nos anos finais do Ensino Fundamental, pois até então estavam acostumados a lidar com os números naturais. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é construir a aprendizagem sobre os conceitos de frações e suas operações com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental por meio da Resolução de Problemas, de acordo com as orientações da BNCC. Foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, e os dados foram construídos por meio da observação participante dos registrados realizados no diário de campo e na análise documental. Os documentos investigados foram os manuscritos (as resoluções) feitos pelos estudantes para os problemas propostos e que foram entregues ao pesquisador para análise. Foi desenvolvida uma sequência didática com 8 (oito) problemas, trabalhados em uma turma do 6º ano de uma escola federal no Estado do Maranhão. Os dados coletados e analisados mostraram que o trabalho realizado, a partir da Resolução de Problemas, possibilitou aos estudantes a aprendizagem dos conceitos relativos à fração e suas operações. Apesar de a maioria de os alunos já terem estudado essa temática no 5º ano, inicialmente apresentaram dúvidas frente aos problemas apresentados, principalmente quando foram resolvidos individualmente. No entanto, na fase em que eles se reuniram em pequenos grupos para solucionar os problemas, sentiram-se mais estimulados. Dessa forma, foi possível observar que eles tiveram uma relevante progressão quanto ao aprendizado desse conteúdo, o que demostra que, quando os trabalhos são desenvolvidos por meio da resolução de problemas em pequenos grupos, os estudantes sentem-se com vontade para aprender Matemática. Além disso, a pesquisa evidenciou o desenvolvimento de habilidades ligadas a resolver problemas como a experimentação, a elaboração de conjecturas e formalização de conceitos e procedimentos matemáticos.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA