Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIELY NOGUEIRA ARAUJO
2024-01-05 21:03:41.49
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIELY NOGUEIRA ARAUJO
DATA: 23/01/2024
HORA: 14:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA GOOGLE MEET
TÍTULO: A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO: Experiência com Professores em uma Escola Pública de Educação Básica em São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia Ativa. Gamificação. Educação Básica. Aprendizagem
Significativa. Capacitação Docente.
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE METODOLOGIA
ATIVA DE ENSINO: Para aprendizagem significativa em uma Escola Pública de
Educação Básica em São Luís - MA, é uma pesquisa desenvolvida no âmbito do
Mestrado Profissional, realizada em uma escola pública de São Luís. O objetivo geral
da pesquisa é Investigar a integração da gamificação como estratégia de metodologia
ativa no processo de ensino de forma significativa e apropriada as particularidades
dos professores no contexto educacional. Assim se visa desenvolver um Caderno
Pedagógico Digital voltado para a formação continuada de professores, concentrando-se na integração da gamificação como metodologia ativa de ensino em sala de aula.
O desenvolvimento desta pesquisa tem como ponto de partida a seguinte questão
norteadora: Como a gamificação pode ser utilizada de forma significativa como
estratégia de metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem em uma
escola de educação básica de ensino fundamental de São Luís MA, considerando
as concepções e práticas dos professores, as particularidades dos alunos e do
contexto educacional, e como a capacitação dos professores e o acompanhamento
pedagógico podem contribuir nessa dinâmica? Ao longo do estudo, foram utilizados
como aporte teórico autores como: Ausubel (1968), Zea (2012, Fadel (2014), Borges
(2017), Almeida e Valente (2011), Freire (2005), Perrenoud (2000), Moran (2018),
Silva (2017), Valente (2012), Paixão (2017), Batista (2020), Santos (2019), Libâneo
(2013), Tavares (2004), dentre outros. Esta pesquisa é caracterizada por sua natureza
aplicada, com objetivos de caráter exploratório e descritivo, adotando uma abordagem
metodológica qualitativa. A estrutura deste estudo está delineada da seguinte forma:
a primeira parte abrange a introdução, objetivos, justificativa e apresentação do
problema. A segunda parte oferece o referencial teórico que orientará a pesquisa. A
terceira parte detalha o percurso metodológico, incluindo o tipo de estudo, local da
pesquisa, assuntos da pesquisa, instrumentos e procedimentos de coleta de dados,
análise e interpretação dos dados, e o resultado final da pesquisa
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA