Banca de DEFESA: FLÁVIA HELENA CABRAL SILVA REIS
2024-01-08 21:15:25.275
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIA HELENA CABRAL SILVA REIS
DATA: 31/01/2024
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA GOOGLE MEET
TÍTULO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: um estudo com professores na escola estadual Centro de Ensino Estado do Mato Grosso
PALAVRAS-CHAVES: Metodologias Ativas. Abordagem Baseada em Projetos. Ensino de
Biologia. Aprendizagem Significativa. Formação de Professores.
PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata de um estudo com professores do ensino médio sobre a
metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de Biologia,
realizado em uma escola pública de São Luís. O objetivo geral da pesquisa foi
contribuir com estratégias aos professores com recursos de ensino-aprendizagem
focado na construção de soluções para problemas (ABP) contextualizados de
acordo com situações reais a serem vivenciadas por alunos quanto à adoção do uso
do método de ensino de Biologia do Ensino Médio. O desenvolvimento desta
pesquisa teve como ponto de partida a seguinte questão norteadora: qual a
percepção dos professores do ensino médio sobre a Aprendizagem Baseada em
Projetos (ABP) na disciplina de Biologia do ensino médio da escala C.E. Estado do
Mato Grosso? Ao longo do estudo, foram utilizados como aporte teórico autores
como: Moran e Bacich (2018); Moran (2012); Larmer, Mergendoller e Boss (2015);
Koswoski (2022); Furlani e Oliveira (2018); Feitosa (2020); Diesel, Baldez e Martins
(2017); Bender (2014); Bacich e Moran (2018); Barbosa e Moura (2013), entre
outros. O estudo está delineado como uma pesquisa de campo, com abordagem
qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, realizado por meio da aplicação de
questionários aos professores de biologia da escola C.E Estado do Mato Grosso. O
produto da pesquisa foi um Manual Pedagógico sobre metodologias ativas que
poderá ser utilizado pelos professores no planejamento e aplicação das aulas. Os
principais resultados demonstram que os professores de biologia apesar dos anos
de formação não possuem especialização, e a formação continuada em
metodologias ativas ainda é uma carência. Referente ao uso das metodologias
ativas os professores informaram que costumam fazer uso delas em suas aulas,
todavia não conseguem elencar quais metodologias seriam essas. Verificou-se que
os professores conseguem observar em sua prática docente que o rendimento dos
alunos é influenciado positivamente através das metodologias ativas. Além disso, os
professores consideraram que a metodologia ABP pode colaborar para a
permanência dos alunos no Ensino Médio através de projetos atraentes para os
estudantes. Assim, ratifica-se a importância das metodologias ativas para o ensinoaprendizagem, pois o ensino ganha dinamismo e o aluno assume o protagonismo do
próprio aprendizado. Mas para isso, os professores necessitam de capacitações
para que se sintam preparados e seguros na aplicação das metodologias ativas,
proporcionando melhorias na qualidade do ensino.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Externo à Instituição - ODALEIA ALVES DA COSTA - IFMA