Go to accessibility

DISCENTE: ILANA SILVA SOUSA
DATA: 31/01/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo sobre práticas pedagógicas na creche da Unidade de Educação Básica Monsenhor Frederico Chaves
PALAVRAS-CHAVES: Educação-Étnico Racial. Lei nº 10.639/03. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil. O local da pesquisa foi Unidade de Educação Básica Monsenhor Frederico Chaves, especificamente em duas salas de creche de três anos, no turno vespertino. A pesquisa partir do seguinte questionamento: O objetivo geral da pesquisa foi: Como a temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais no contexto curricular da Educação Infantil, especificamente com crianças de creche (3 anos) poderá ser materializada por meio de um Caderno Pedagógico de Práticas Pedagógicas para uma educação étnico-racial em creche? A Dissertação está dividida em três partes, a saber: bibliográfica, empírica e uma proposta de aplicabilidade. Na parte bibliográfica são descritas seções que tratam sobre o processo histórico da criança como sujeito social e a Lei nº 10.639/03 enquanto proposta curricular para a Educação Infantil. Na parte empírica, discorremos sobre a caracterização da creche da Unidade de Educação Básica Monsenhor Frederico Chaves; os passos metodológicos da pesquisa e as análises e interpretações dos participantes da pesquisa. Em seguida foi apresentada uma proposta de produto educacional, por meio do Caderno de Práticas Pedagógicas para ERES na creche (03 anos). O caderno está composto por 04 (quatro) orientações e ações pedagógicas. Em função da Covid-19, não foi possível aplicar o produto educacional na instituição educativa selecionada para a pesquisa. Por conseguinte, apoiamo-nos na Instrução Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA que torna facultativa a aplicabilidade do produto. As principais fontes bibliográficas utilizadas na pesquisa, foram: Abramowciz (2015), Amaral (2018), Barbosa (2006), Bento (2011), Brito (2011), Cavalleiro (2020), Duarte (2013), Gomes (2017), dentre outras. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação sistemática, a entrevista semiestruturada, o experimento, a análise documental e as fotografias. A pesquisa concluiu que a escola pesquisada necessita de maiores investimentos na perspectiva de formações continuadas sobre a Educação Étnico-Racial na Educação Infantil, especificamente da população afro-brasileira e afro-maranhense.
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 409.044.663-53 - CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS