Go to accessibility

DISCENTE: ANGELA RIBEIRO CASAS NOVA DE SOUSA
DATA: 02/02/2024
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DA ÁFRICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA À LUZ DA LEI N° 10.639/2003: uma experiência pedagógica na Escola Municipal Raimundo Cunha no Povoado Pedras - Município de Matões do Norte - MA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da África; Ensino de Geografia; Lei n° 10.639/2003.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação trata sobre o Ensino da África nas Aulas de Geografia à luz da Lei N° 10.639/2003: uma experiência pedagógica na Escola Municipal Raimundo Cunha no Povoado Pedras Município de Matões do Norte – MA. O objetivo da pesquisa é investigar sobre o ensino de Geografia referentes aos conteúdos do continente africano à luz da Lei n° 10.639/2003 com vista um Guia de Orientações Didáticas para o ensino de Geografia Africana que sirva de recurso didático e pedagógico para na Escola Municipal Raimundo Cunha. As principais referências bibliográficas utilizadas foram: Carneiro (1993), Figueredo (2011), Mussili e Pedro (2019), Ratt (2006), Costa e Lopes (2016), Cavalcanti (1998). O método de procedimento da pesquisa a ser adotado será o Estudo de Caso Instrumental. Os sujeitos da pesquisa serão Gestora, Coordenadora Pedagógico e professora(or) de geografia 8° Ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos de coleta de dados serão a observação sistemática, entrevistas e questionários. A análise e interpretação dos dados se dará por meio de quadros de respostas. O estudo está organizado nas seguintes seções: A primeira seção se refere à introdução, na qual apresentamos a justificativa, a caracterização e delimitação do objeto, os objetivos que configuram o percurso teórico, metodológico e organizativo do texto dissertativo. A segunda seção descreve sobre o continente africano e seus aspectos históricos, geográficos, políticos e sociais. A terceira seção discorre sobre os documentos norteadores acerca do ensino de geografia, destacando a Lei n° 9.394 de 1996, os Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e Diretrizes Curriculares do Território Maranhense. A quarta seção trata, sobre o continente africano no ensino de geografia à luz da Lei n° 10.639/2003, destacando os documentos norteadores como a Resolução n° 01/2003, o Parecer n° 03/2004, a Lei n° 10.639/2003, e as metodologias de ensino de geografia para o enfrentamento ao racismo. A quinta seção discorremos sobre a pesquisa empírica, que ficou dividida nas seguintes subseções: a caracterização da escola a ser pesquisada, à qual será a Escola Municipal Raimundo Cunha; a metodologia da pesquisa e a descrição do produto educacional, que será um Guia de Orientações Didáticas para o ensino de Geografia Africana. Na sexta seção descrevemos o Plano da Dissertação, o qual discorremos sobre as seções realizadas e que ainda pretendemos fazer, conforme as orientações da banca de qualificação. Na sétima e última seção, descrevemos o cronograma da pesquisa.
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 409.044.663-53 - CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS