Go to accessibility
Beginning of content

Banca de DEFESA: ANGELA MARIA DO NASCIMENTO

2024-01-23 20:57:27.208

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELA MARIA DO NASCIMENTO
DATA: 26/02/2024
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: O USO DOS OPERADORES METADISCURSIVOS EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS SOB A PERSPECTIVA DE HYLAND: Análise de redações de alunos do Ensino Médio do Centro de Ensino Professor Antônio Carlos Beckman-Açailândia-Ma São Luís-Ma
PALAVRAS-CHAVES: Metadiscursividade- argumentação-produção escrita
PÁGINAS: 214
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa aborda a importância da metadiscursividade para fins persuasivos em textos dissertativo-argumentativos e tem como objetivo analisar a frequência e a função retórica do uso de operadores metadiscursivos em redações deste gênero textual. Para isso, selecionamos textos produzidos por alunos da 3ª série do Ensino Médio, do Centro de Ensino Professor Antônio Carlos Beckman, no Município de Açailândia-Ma. A análise, baseada na leitura analítica destes textos, buscou verificar de que forma os operadores metadiscursivos colaboram para construção argumentativa do texto. O modelo de metadiscurso interpessoal de Hyland (2005) serviu de aporte para fundamentar a investigação do corpus, assim como, fundamentações teóricas baseadas em Hyland (2005b), Hyland (2004),Silva (2017), Sampaio (2010),Koch (2003),Koch (2009), Koch (2011), Koch (2015), Marcuschi (2008),Hyland e Tse (2004), Crismore (1985) e Vande Kopple (2012), autores que também, abordam o assunto. Em relação ao ensino de produção escrita, como Antunes(2003), Geraldi (1984) e Bakthin (2003). Esta pesquisa classifica-se como uma pesquisa documental, de natureza básica, de cunho explicativo e de abordagem quantitativa e qualitativa. Para a análise dos dados, utilizamos os princícpios metodológicos da Linguística de Corpus, por meio da ferramenta Antconc,ancorados teoricamente por Anthony (2019) e Sardinha (2004). Analisamos a entrevista aplicada à docente, da série contemplada, buscando relacionar, analogicamente, os resultados obtidos por meio do texto proposto aos alunos e a prática de trabalho da professora. Como produto educacional desta investigação, com o intuito de subsidiar o trabalho do professor, apresentamos sugestões de aprendizagem, por meio de um e-book, demonstrando técnicas metadiscursivas que contemplam o gênero estudado, ratificando assim, o valor pedagógico desta pesquisa. Esperamos que os resultados alcançados comprovem a eficácia da metadiscursividade na produção escrita e que sirvam de suscitação para outros estudos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Externo ao Programa - 406763 - MARIA DA GRACA DOS SANTOS FARIA
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA

End of content