Go to accessibility

DISCENTE: LUISYANE DE MARIA CARLOS TERRADO
DATA: 19/02/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: MEMES DE INTERNET EM SALA DE AULA: uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Maranhão/Campus São Luís - Monte Castelo
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Língua Portuguesa. Memes.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada “MEMES DE INTERNET EM SALA DE AULA: uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa” faz parte do Programa de PósGraduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB, Mestrado Profissional, Linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem na Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. O objetivo geral é investigar como o gênero meme de internet pode contribuir para a produção de textos de alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado, no IFMA/Campus São Luís-Monte Castelo, visando à elaboração de um E-book com orientações didáticas que direcionem o trabalho do professor com gênero meme. E, como específicos: identificar qual(is) a(s) concepção(ões) de linguagem que fundamenta(m) o trabalho docente para o ensino de Língua Portuguesa; identificar quais saberes são mobilizados pelos alunos para a produção de memes em aulas de Língua Portuguesa; desenvolver estratégias de leitura reflexiva de memes que contribuam para a produção de textos críticos em aulas de Língua Portuguesa; produzir um e-book contendo orientações didáticas no intuito de fomentar o trabalho com o meme de internet em sala de aula, numa perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos e dialógica. A pesquisa baseia-se nos pressupostos teóricos do Grupo de Nova Londres (1996), Cope e Kalantzis (2000; 2015), Rojo (2013; 2009); Rojo e Barbosa (2015); para as concepções de multiletramentos; em Bakhtin (2016, 2014, 2003) para concepções de gênero; e em Marcuschi (2005) para concepções de gêneros digitais emergentes; em documentos oficiais de educação, como a BNCC (2018) que destaca a relevância do ensino/aprendizagem ser desenvolvido através dos gêneros, inclusive, os digitais e, entre eles, os memes; e, em Arce (2019), Testa (2020) e Silva (2020) que desenvolveram pesquisas sobre o gênero meme de internet. A pesquisa é de natureza do tipo aplicada, fundamentada nos pressupostos da intervenção pedagógica. Os sujeitos da pesquisa foram uma professora de Língua Portuguesa e os alunos do 1º ano, Curso de Comunicação Visual do IFMA. O processo de geração de dados foi subsidiado pelos seguintes instrumentos: observação; questionário e a entrevista semiestruturada. De modo geral, os resultados obtidos mostram que o Meme de Internet se diferencia dos demais gêneros pela sua dinamicidade e rápida propagação, isso nos permitiu apresentar o produto “E-book – Dialogando com Memes de Internet: experiências digitais para a sala de aula” fruto de ações e reflexões com vistas a contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. As conclusões revelaram que, quando o ensino da Língua Portuguesa é realizado por meio de gêneros que são “próximos” dos alunos, o ensino e aprendizagem tornam-se prazerosos, e o processo de construção de textos é ressignificado a partir destas perspectivas mêmicas.
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE