Go to accessibility

DISCENTE: GLENDA RIBEIRO PINTO
DATA: 23/02/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA, BLOCO A, SALA 203, CCSo
TÍTULO: CRIANÇAS PRODUTORAS DE TEXTO: uma experiência discursiva no processo de produção de textos com alunos e alunas do 5º ano em uma escola da Rede Municipal de São José de Ribamar – MA
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem escrita. Perspectiva discursiva. O texto na sala de aula. Produção de texto no 5º ano.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada CRIANÇAS PRODUTORAS DE TEXTO: uma experiência discursiva no processo de produção de textos com alunos e alunas do 5º ano em uma escola da Rede Municipal de São José de Ribamar – MA insere-se no âmbito de um mestrado profissional, no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão e teve por objetivo compreender o processo de produção de textos à luz da perspectiva discursiva de alfabetização para a formação de crianças produtoras de texto com vistas à elaboração de forma colaborativa de um caderno com orientações teórico-metodológicas que contribua para o trabalho do/a professor/a alfabetizador/a. A fim de alcançarmos o objetivo proposto, elegemos a pesquisa-ação na vertente colaborativa com base em Ibiapina (2008), Pereira (2019), dentre outros autores que nos ajudaram na construção da metodologia. Para nossa fundamentação teórica, apoiamo-nos nas contribuições de Bakhtin (2006), Geraldi (2011), Smolka (2012), Goulart (2019), Curto, Morillo e Teixidó (2000), Jolibert e Jacob (2006), Gonçalves (2015), entre outros, que discutem sobre as concepções de linguagem, a perspectiva discursiva de alfabetização, o uso do texto em sala de aula e o processo de produção de textos. Como colaborador da pesquisa tivemos um professor da turma de 5º ano do ensino fundamental e utilizamos como instrumentos para a geração de dados a observação em sala de aula, questionários, reuniões pedagógicas e sessões reflexivas. Diante dos resultados obtidos e das discussões empreendidas, de forma colaborativa, elaboramos um caderno pedagógico cujo título é Diálogos Orientadores para o Ensino da Produção de Textos no 5º ano do ensino fundamental. As conclusões da nossa pesquisa apontaram para as concepções de linguagem e do processo de apropriação da linguagem escrita que devem iluminar o ensino do ato de escrever na perspectiva discursiva, bem como perspectivas teóricas que destacam a escrita como produção de textos. Concluímos também que o/a aluno/a é um sujeito capaz de produzir conhecimento e deve assumir o papel de protagonista da sua aprendizagem, a partir da aproximação entre escola e vida proporcionando atividades mais significativas e com mais sentido.
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Externo à Instituição - Silvana Paulina de Souza - UFAL