Go to accessibility

DISCENTE: PAULA TICIANE SILVA DA SILVA
DATA: 23/02/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB, BLOCO A, SALA 203 - CCSo
TÍTULO: A LINGUAGEM ESCRITA NA PERSPECTIVA DISCURSIVA EM UMA ESCOLA DE PAÇO DO LUMIAR/MA: o ensino por meio do texto/gênero do discurso no ensino fundamental I
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização; Perspectiva Discursiva; Gêneros do Discurso. Texto na sala de aula.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada A LINGUAGEM ESCRITA NA PERSPECTIVA DISCURSIVA EM UMA ESCOLA DE PAÇO DO LUMIAR/MA: o ensino por meio do texto/gênero do discurso no ensino fundamental I foi uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional que teve por objetivo geral compreender como desenvolver o processo de ensino da linguagem escrita a partir da perspectiva discursiva de linguagem, partindo do texto/gênero do discurso como unidade básica de organização didática, com vista a elaborar, a partir de uma intervenção colaborativa, proposições teórico metodológicas que subsidiem os professores do ensino fundamental I, materializadas em um Portfólio. Para alcançarmos o que nos propomos, elegemos enquanto metodologia a pesquisa-ação na vertente colaborativa, com base em Ibiapina (2008). Com o surgimento da Pandemia do Covid 19 e o fechamento das escolas no início do ano de 2020 tivemos que repensar o percurso de pesquisa. Dessa forma, optamos, pela geração de dados, por instrumentos como: reuniões pedagógicas, entrevista narrativa e aplicação de questionário. Para nos ajudar na fundamentação teórica nesse percurso foi necessário buscar o aporte teórico em Geraldi (2001), Bajard (2007, 2012, 2014), Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015), Goulart (2020), Jolibert (1994), Smolka (1993, 2003, 2012), Frade (2007), Soares (2003), Bakhtin (2000), que abordam sobre as concepções de linguagem e o processo discursivo e dialógico durante o processo de apropriação da leitura e da escrita. Após o desenvolvimento do diagnóstico por meio da entrevista narrativa e das reuniões pedagógicas, percebemos fragilidades nos conhecimentos dos/as professores/as a respeito da perspectiva discursiva e sua aplicação em sala de aula, além do desejo de se aproximar desse aporte teórico. Os resultados da pesquisa se direcionaram a dar resposta ao diagnóstico levantando, e por conta das consequências causadas pela pandemia da Covid-19 o redirecionamento do percurso nos levou apenas para a elaboração de proposições metodológicas materializadas no produto da pesquisa, o Portfólio de Pistas Didáticas que visa incentivar os(s) professores(as) na busca de maiores conhecimentos no processo de aquisição da linguagem escrita na perspectiva por nós defendida, isto é, sem a realização de uma intervenção direta nas salas de aula da escola pesquisada. Assim, concluímos que o mergulho na investigação foi de extrema relevância para o campo de conhecimentos metodológicos voltados para os/as professores/as envolvidos/as na pesquisa, para a Pesquisadora, assim como para todos/as os/as Docentes que tiverem acesso ao material produzido.
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Externo à Instituição - SANDRA APARECIDA PIRES FRANCO - UEL