Go to accessibility

DISCENTE: ANA PAULA DOS SANTOS SOARES
DATA: 26/02/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: LGBTFOBIA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE ENFRENTAMENTOS À VIOLÊNCIA DE GÊNERO E SEXUAL NO CENTRO EDUCA MAIS MARIA MÔNICA VALE
PALAVRAS-CHAVES: LGBTfobia; Educação; Gênero; Sexualidade
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre LGBTfobia e Educação no enfrentamento das violências de gênero e sexual no Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, uma escola de ensino médio que integra a Rede Estadual de Educação em Tempo Integral do Maranhão, localizada no bairro Vinhais em São Luís - MA. Esta pesquisa partiu do seguinte problema de investigação: Qual é a relação entre a Educação e a LGBTfobia, e quais contribuições um caderno pedagógico sobre identidades de gênero e orientação sexual pode oferecer nos enfrentamentos às violências de gênero e sexual no Centro de Educação Integral Maria Mônica Vale, situado no Bairro Vinhais, em São Luís – MA? A metodologia da pesquisa é de natureza aplicada com uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como método de procedimento. Os instrumentos de coleta utilizados foram questionários, rodas de conversa e entrevistas. A interpretação dos dados foi conduzida por meio da análise de conteúdo. Os participantes foram professores/as, gestores/as e estudantes. Teoricamente, o estudo está fundamentado em autoras e autores pós-estruturalistas, os quais defendem uma concepção de desigualdades baseada nas relações de poder existentes na sociedade. Os resultados destacam a urgência em discutir as temáticas de gênero e sexualidade no ambiente escolar como forma de combater o preconceito e a discriminação. Observa-se que a escola invisibiliza seus/suas estudantes LGBTQIA+, silenciando suas experiências e existências no currículo. É evidente que os/as professores/as não se sentem preparados/as para abordar essas temáticas, como consequência há falta de acolhimento aos/as estudantes e representatividade nas práticas pedagógicas. Portanto, a formação de professores e a inclusão das temáticas da diversidade são condições essenciais para romper o ciclo da exclusão e combater a LGBTfobia nas nossas escolas.
Presidente - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 1296451 - MARILDA DA CONCEICAO MARTINS