Go to accessibility
Beginning of content

Banca de DEFESA: ALINE BORGES DA SILVA

2024-02-05 19:23:12.557

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE BORGES DA SILVA
DATA: 27/02/2024
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: AS MÍDIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo na Escola Municipal Paulo Freire em Imperatriz/MA
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Midiática; Docencia; Ensino de Ciências; Recursos de Mídias; Interatividade.
PÁGINAS: 171
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A formação para Alfabetização Midiática dos professores é condição necessária para a compreensão e o uso das mídias digitais em todas as áreas do ensino. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os processos de Alfabetização Midiática (AM) no contexto da formação dos professores que lecionam Ciências do Ensino Fundamental (EF) na Escola Municipal Paulo Freire, em Imperatriz/MA, com vistas a construir uma Caixa Virtual de Padlets sobre mídias digitais no Ensino de Ciências. É uma pesquisa de abordagem qualitativa e de tipologia estudo de caso. As participantes da pesquisa são quatro professoras que lecionam Ciências da Natureza, nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Freire, no município de Imperatriz. Para coleta de dados foram escolhidos dois instrumentos, o questionário e a entrevista. Os dados da pesquisa foram analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Para a análise, foram elaboradas três categorias: compreensão das mídias e seus usos; acesso e aplicação das mídias no âmbito do trabalho nas aulas de ciências; promoção da AM entre os estudantes. Os referenciais teóricos da análise de dados são documentos lançados pela UNESCO, Alfabetização Midiática e Informacional: currículo para formação de professores (2013) e Alfabetização Midiática e Informacional: diretrizes para a formação de políticas e estratégias (2016). Durante a pesquisa foi evidenciado que as participantes possuem uma boa compreensão da importância das mídias na educação, principalmente na área do Ensino de Ciências da Natureza, e que elas utilizam uma variedade de recursos de mídias em suas aulas para enriquecer os processos de aprendizagem de seus alunos em Ciências. Diante disso, foram identificadas competências e habilidades que caracterizam o processo da Alfabetização Midiática. Entretanto, também foi constatado que as docentes enfrentam inúmeros empecilhos para o avanço desse processo, como pouco espaço para o assunto nas formações oferecidas pela rede municipal de ensino e dificuldades com o acesso a recursos estruturais e materiais na instituição. Ao final, este trabalho apresenta a Caixa Virtual de Padlets com informações e recursos para contribuir com a formação das docentes contribuir com sugestões e orientações metodológicas para a Alfabetização Midiática no contexto do Ensino de Ciências
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Externo à Instituição - TÁSSIA ALEXANDRE TEIXEIRA BERTOLDO - UFS

End of content