Go to accessibility

DISCENTE: RAISSA OLIVEIRA EVERTON
DATA: 15/03/2024
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: OS DIÁLOGOS CURRICULARES ENTRE A CULTURA DIGITAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNÍCIPIO DE SÃO LUÍS/MA
PALAVRAS-CHAVES: Práticas pedagógicas. Cultura digital. Currículo.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa intitulada “Os diálogos curriculares entre a cultura digital e a prática pedagógica em uma pré-escola do munícipio de São Luís/MA” é uma pesquisa vinculada ao mestrado profissional em Gestão do Ensino da Educação Básica. Tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos docentes da pré-escola e a cultura digital em uma escola da rede municipal de São Luís – MA, levando em conta os desafios e as possibilidades que emergem diante das novas exigências educacionais, visando a construção coletiva de um caderno pedagógico para a qualidade da ação docente. A organização do texto está estruturada em cinco seções: a primeira seção encontra-se a introdução, na qual apresentamos o tema, os objetivos e o interesse da pesquisadora. A segunda seção trata sobre “O currículo da Educação Infantil: o que considerar”, em que é delineado aportes conceituais e históricos do currículo, especialmente, no Brasil, bem como o currículo da Educação Infantil, destacando aspectos que influenciam na infância com base em Bronfenbrenner (1998). A terceira seção aborda a “Cultura digital: breves considerações e contextualizações”, destacando algumas concepções de cultura digital e suas características no contexto atual. Na quarta seção, “A prática pedagógica e suas vicissitudes”, ressaltando a importância, a história e as transformações da formação dos educadores. A quinta e última seção é o caminho planejado e a percorrer a respeito da metodologia da pesquisa, que consiste numa pesquisa qualitativa e do tipo intervenção, e busca proporcionar mudanças em uma realidade. O ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa é a seguinte questão: quais os desafios e possibilidades na formação dos(as) professores(as) da pré-escola diante da cultura digital e suas relações e implicações curriculares? Para isso, as principais fontes bibliográficas consultadas foram: Paraíso (2023); Sacristán (2013); Young (2014); Lévy (1999); Kenski (2018); Santaella (2013); Saviani (2009); Veiga (1989); Tanuri (2000), entre outros. Os sujeitos da pesquisa serão os educadores do segmento da Educação Infantil, especificamente, os da préescola, ou seja, Infantil I e II que corresponde as crianças de 4 a 5 anos. Os instrumentos de coleta de dados serão: entrevista semiestruturada, observação não participante e formulário (através do Google Forms). A análise dos dados será de forma interpretativa, reflexiva e crítica, apresentada por meio de quadros e tabelas (Barros, 1990; 2000)
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS