Banca de DEFESA: FERNANDA SOARES SANTOS FERRAZ
2024-02-28 14:58:33.213
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA SOARES SANTOS FERRAZ
DATA: 22/03/2024
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DE RECURSOS DIGITAIS COMO
PROCESSO DE INOVAÇÃO NA FORMA DE ENSINAR: uma experiência com
professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Unidade
Integrada Governador José Murad
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização; Educação; Formação Continuada; Recursos Digitais.
PÁGINAS: 185
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata da formação continuada para o uso de recursos digitais como
processo de inovação na forma de ensinar a partir da questão principal do estudo
Como planejar uma formação continuada para o uso de recursos digitais,
intencionando a promoção da inovação na prática de ensino dos professores
alfabetizadores? O desenvolvimento da pesquisa segue com a discussão dos
fundamentos conceituais na intenção de perceber o quanto os recursos digitais
foram conhecidos e possíveis de serem utilizados no período da pandemia para dar
suporte a continuidade da sua prática pedagógica nos dias atuais. Tem como
objetivo geral investigar as contribuições do uso de recursos digitais como processo
de inovação da forma de ensinar, na formação de professores alfabetizadores do 1º
ao 3º ano do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Governador José Murad,
com vistas à elaboração de um caderno de proposições pedagógicas que promova a
inovação no ensino. Trata-se de uma pesquisa aplicada, tem como forma de
abordagem a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, pautada nos
procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica. Os instrumentos de coleta de
dados utilizados foram questionários/entrevistas semiestruturados. Traz-se como
resultados a tabulação e análise dos dados recolhidos no diagnóstico inicial, bem
como a sua interpretação à luz do referencial teórico da dissertação, com vistas a
responder às questões de partida. Os resultados possibilitaram o entendimento de
que (ou revelam que) dos professores ainda carecem de conhecimentos aprofundados
acerca da temática. Assim como a utilização dos recursos digitais incorporados ao
ensino não está consolidada, percebeu-se a necessidade formativa, acerca do seu uso.
Mediante os dados coletados, pode-se estruturar como produto educacional, um
caderno de orientações pedagógicas destinado a professores alfabetizadores, em
formato de e-book, que demonstram possibilidades pedagógicas e planos de aula
para orientar a prática docente quanto ao uso das ferramentas digitais que podem
ser incorporadas ao ensino.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 407687 - CASSIA CORDEIRO FURTADO
Presidente - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR