Banca de DEFESA: KENIA ARIADNA SANTOS MARINHO
2024-03-21 13:44:45.752
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KENIA ARIADNA SANTOS MARINHO
DATA: 16/04/2024
HORA: 08:30
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DA PROEN
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS: análise da Lei 10.639/2003 no
contexto escolar público
PALAVRAS-CHAVES: Diretrizes Curriculares para ERER. Lei 10.639/2003. Pluralidade
Cultural. Práticas Pedagógicas.
PÁGINAS: 167
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente Dissertação trata-se de um estudo sobre as práticas pedagógicas para
uma educação antirracista na perspectiva da lei 10.639/2003 nos anos finais do
Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual, visando à construção do produto
educacional, um Caderno de Orientações Pedagógicas, sendo o lócus da pesquisa o
Centro de Ensino Antonio Ribeiro. O objetivo da pesquisa é conhecer de que forma
acontece a aplicação da Lei 10.639/2003, com vistas à construção do produto
educacional, tendo como questões problema investigar quais são as práticas
pedagógicas voltadas à pluralidade cultural, de respeito às diferenças, ao diálogo com
o outro e à justiça social no contexto da Lei 10.639/2003 no C.E Antônio Ribeiro, quais
marcas na cultura escolar do Centro em tela indicam o caminho de implementação
das Diretrizes Curriculares Nacionais para as Relações Étnico-Raciais e para o Ensino
de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e de que forma o produto Caderno de
Orientações Pedagógicas poderá auxiliar o C.E Antônio Ribeiro no caminho de
implementação de práticas voltadas à pluralidade cultural no contexto da Lei
10.639/03. Apoiamos o estudo em Munanga (1998, 2012, 2015) Gomes (2005, 2011,
2012a, 2012b) Hofbauer (2003); Freire (1986, 2000, 2022), Gonzalez (1988), Forquim
(1998) Cruz (2011, 2016), Hall (2003); Domingues (2007); Santos (2005); Candau
(2008); Canen (2000). Minayo (2021), Pereira (2019), Gil (2019), Damiani (2013),
entre outros. E nos documentos legais e curriculares oficiais. Trata-se de uma
pesquisa de natureza aplicada, com propósito de intervenção na realidade educativa,
utilizando metodologia de cunho qualitativo, de natureza exploratória, utilizando como
instrumentos: observação, questionário e entrevista. Consideramos que apesar de
existirem algumas marcas na cultura escolar no caminho de implementação da Lei
10.639 no Centro de Ensino Antônio Ribeiro, esse é um processo ainda incipiente,
demonstrado pela falta de envolvimento de todos os professores com a temática,
assim como não existem propostas específicas como projetos didáticos voltados para
trabalhar a temática. Esperamos contribuir com a transformação da educação do
nosso estado e do Brasil, com a formação de professores para a educação das
relações étnico-raciais e com uma escola mais democrática e equânime por meio da
implementação da lei 10.639.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Externo à Instituição - JOSÉLIA GOMES NEVES - UNIR
Interno - 2735700 - MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA