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Banca de DEFESA: SUZANE CASTRO DE ARAUJO SILVA

2024-03-23 08:37:29.727

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZANE CASTRO DE ARAUJO SILVA
DATA: 16/04/2024
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA & SABERES DOCENTES: implicações na prática de educadores da Educação Infantil da Creche Balão Mágico Bacabeira - MA
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Educadores; Educação Infantil; Formação Continuada; Saberes Docentes.
PÁGINAS: 184
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A formação continuada de educadores da Educação Infantil implica nos saberes que são construídos ao longo das experiências profissionais. O diálogo que se faz entre a teoria e a prática se faz necessário para a construção da profissão docente. Esta pesquisa problematiza: como a formação continuada e os saberes docentes poderão contribuir com a prática de educadoras da Educação Infantil por meio de uma proposta de intervenção pedagógica? O objetivo geral é averiguar a formação continuada e os saberes de educadoras na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: verificar as concepções teórico-metodológicas sobre formação e saberes; descrever as práticas pedagógicas; propor uma intervenção pedagógica sobre formação e saberes; elaborar um caderno com orientações pedagógicas. Para subsidiar o referencial teórico-metodológico, Tardif (2009), Gauthier (1998), Imbernón (2010), Nóvoa (2009), Pimenta (1997) e outros, irão colaborar na discussão sobre formação e saberes. Kulhmann Jr. (2000), Kramer (2006), Filho e Nunes (2013) e outros subsidiarão a respeito da História da Educação Infantil. Assim como a análise dos documentos legais da etapa no Brasil e do Maranhão. O percurso metodológico foi de uma pesquisa aplicada, com uma abordagem quati-qualitativa; os objetivos da pesquisa são do tipo descritivo e com procedimentos do tipo pesquisa de intervenção pedagógica. As colaboradoras desta pesquisa foram 08 educadoras. O lócus desta pesquisa foi a Creche Escolar Cantinho do Saber da rede de ensino municipal de Bacabeira–MA, localizada na sede do município. Os instrumentos utilizados foi a observação estruturante das práticas pedagógicas, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. A análise e interpretação dos dados em consonância com os instrumentos, utilizou as anotações das observações estruturantes da prática pedagógica das Educadoras, estruturado por meio do quadro de respostas. De maneira colaborativa, foi elaborado um Caderno de Orientações Pedagógicas como Produto Educacional, o qual as Educadoras sinalizaram ser um importante instrumentos para a formação continuada e a construção dos saberes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2372084 - ROSYANE DE MORAES MARTINS DUTRA
Externo à Instituição - SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS - UEMA

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