Go to accessibility

DISCENTE: FLAVYA SORAYA MENDES MACHADO DOS SANTOS
DATA: 17/04/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: O NOVO ENSINO MÉDIO E AS PRÁTICAS CURRICULARES DO TRIO GESTOR NO CENTRO DE ENSINO EDUCA MAIS SOUSÂNDRADE
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Novo Ensino Médio; Narrativas; Gestão Escolar; Tempo Integral
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa aborda sobre o Novo Ensino Médio e as Práticas Curriculares do trio gestor. O local de pesquisa investigado foi a escola de Ensino Médio Centro de Ensino Educa Mais Sousândrade, que está localizado no Bairro do Lira. Como objetivo geral da pesquisa tivemos: analisar o impacto do Novo Ensino Médio no Maranhão nas funções do trio gestor das escolas em Tempo Integral Educa Mais, com vista a produzir um caderno de orientações com as funções administrativo pedagógicas específicas de cada sujeito gestor. Os questionamentos da pesquisa foram: Quais são os documentos e práticas adotados em nosso Estado nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral? Que concepções, saberes e conhecimentos pedagógicos os gestores da rede estadual precisam ter frente às perspectivas do Novo Ensino Médio? Como os gestores desenvolvem e registram suas práticas curriculares? Como um caderno pedagógico de narrativas poderia contribuir para a práxis de outros gestores da Rede Estadual? A Dissertação está dividida em seis seções, a saber: a Introdução; A LDB e a Gestão Escolar; Narrativas e seus impactos no fazer dos gestores escolares; Caminhos Metodológicos: O Novo Ensino Médio e as Narrativas do Trio Gestor no Centro Educa Mais Sousândrade; Retornando o caminho metodológico: Narrativas em cena nas linhas e entrelinhas da pesquisa e Breves reflexões sobre as Narrativas Gestoras. O Produto educacional é um Caderno de Orientações Pedagógicas onde após oito encontros os gestores construirão um portfólio com as narrativas pertinentes a assuntos da esfera sócio emocionais que permeiam a prática curricular dos gestores e envolve suas subjetividades e até o presente momento, poucos registros. Propusemos as atividades partindo de músicas, escuta entre os pares, textos acadêmicos e bastante reflexões sobre as práticas curriculares do trio gestor. Ancoramos-nos na Instrução Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA que tornou facultativo a aplicabilidade do produto educacional. As fontes bibliográficas que deram sustentação à pesquisa foram: Libâneo (2001), Silva (2010), Lombardi (2010), Silveira (2018), Vasconcelos (2007), Zambelo (2019), dentre outros. No que diz respeito às opções metodológicas, Minayo (1996), Fazenda (2015) e Richardson (1999). Com ênfase na parte curricular e narrativa apontamos ainda Oderich (2009), Paraíso (2023), Souza (2011). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação, entrevista via google forms para levantamento do perfil de cada gestor, levantamento através de planilha em excel das atribuições mais utilizadas na práxis de cada gestor. Os dados foram sistematizados, analisados e interpretados com base nas categorias de interesse da pesquisa e reunidos em quadros de respostas que comporão um mosaico das práticas curriculares que o novo ensino médio propiciam ao trio gestor. As narrativas são um elemento de parceria que aponta para as vozes muitas vezes silenciadas do trio gestor.
Externo à Instituição - FILIPE SANTOS FERNANDES - UFMG
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO