Go to accessibility

DISCENTE: DANIELLE CABRAL MARINHO
DATA: 05/04/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: A INTEGRAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: um estudo com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Mariana Pavão
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca Escolar; Ensino Fundamental I; Prática Pedagógica; Tecnologias Educacionais.
ÁREA: Educação
RESUMO: O diálogo entre escola, biblioteca e tecnologias pode ser visto como parte interdependente e indissociável no processo educacional, assim, esta pesquisa aborda sobre a integração da biblioteca escolar e tecnologias educacionais na prática pedagógica dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como lócus a instituição pública Unidade de Educação Básica Mariana Pavão, pertencente a Rede Municipal de Ensino de São Luís (MA). O interesse pela temática partiu da seguinte problemática: Como integrar a biblioteca escolar às tecnologias educacionais para a prática pedagógica dos professores do 3o e 4o ano do Ensino Fundamental? Por meio desse questionamento, surgiu o objetivo de pesquisa que se caracteriza por investigar como integrar a biblioteca escolar e tecnologias educacionais para a prática pedagógica, com vistas à elaboração de um E-book contendo orientações pedagógicas que subsidiem os professores. Para alcançar os objetivos, realizou-se pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva, pautada nos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e de campo, adotando-se como abordagem a pesquisa qualitativa. Efetuou-se revisão sistemática de literatura com abrangência de 2020 a 2023 em quatro bases de dados: Google Acadêmico, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento e Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), bem como realizou-se consultas em livros, documentos oficiais e normativas da Educação e da Biblioteconomia. Em relação à pesquisa de campo, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, questionários aplicados com (1) gestora escolar, (1) coordenadora pedagógica e (3) professoras. Os resultados foram estruturados em categorias e discutidos à luz do referencial teórico. Estes possibilitaram compreender que a integração da biblioteca e tecnologias contribui significativamente com a prática pedagógica, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais criativo, inclusivo e instigante. Mediante os dados coletados, pode-se estruturar o produto educacional em formato de E-book, que apresenta as possibilidades de uso de plataformas digitais (sites e aplicativos) nas práticas de leitura e escrita.
Presidente - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Externo ao Programa - 2175196 - CLAUDIA MARIA PINHO DE ABREU PECEGUEIRO