Go to accessibility

DISCENTE: NANDO MARLEY LIMA PACHECO
DATA: 25/04/2024
LOCAL: SALA DE VIDEO I CCSo, BLOCO D PISO 2
TÍTULO: CAPOEIRA ANGOLA NO APOIO AO ENSINO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: uma proposta de intervenção com foco nas inteligências cinestésica e lógico-matemática para os anos finais do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino; Transtorno do Desenvolvimento Intelectual; Capoeira Angola; Educação Inclusiva
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa de mestrado se propôs investigar o ensino para estudantes com transtorno do desenvolvimento intelectual à luz da Teoria das Inteligências Múltiplas, com o apoio do conteúdo da Capoeira Angola, por meio de experiências cinestésicas, e produzir um Caderno de Orientações com Sequências Didáticas em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada por meio de uma proposta de intervenção pedagógica, caracterizada como exploratória. Os participantes da pesquisa foi construída por 2 (dois) professores da sala de recursos multifuncionais, 2 (dois) professores de Educação Física, 1 (um) professores de Matemática. Os docentes participantes foram submetidos às oficinas com foco nas inteligências cinestésica e lógico-matemática e palestras voltadas para o conteúdo da Capoeira Angola, para que, desta vivência, se extraíssem atividades, condensadas de forma didática. A pesquisa foi realizada na Escola na UEB Ensino Fundamental Ministro Mario Andreazza, localizada no bairro da Liberdade-São Luís/MA. Os principais resultados demonstraram que a maioria dos professores participantes, quatro (80%), conhece a Teoria das Inteligências Múltiplas e, em específico, as inteligências cinestésica e lógico-matemática. Em relação às práticas pedagógicas com o apoio da Capoeira Angola todos os participantes foram unânimes em afirmar que consideram que experiências cinestésicas proporcionadas pela Capoeira Angola poderão apoiar o ensinoaprendizagem de estudantes com TDI em uma perspectiva interdisciplinar. No que diz respeito à interdisciplinaridade, todos foram unânimes em afirmar que s práticas pedagógicas podem ser utilizadas no processo de ensino de estudantes com a TDI no apoio ao ensino de conteúdos lógico-matemáticos, por meio de oficinas, jogos, música que salientem o despertar dos sentidos. A intervenção pedagógica ocorreu de forma colaborativa com os professores que se propuseram a participar da pesquisa. No primeiro momento, realizamos a oficina da Capoeira Angola para demostrarmos a nossa proposta. Em seguida, reunimos os docentes para expor a nossa pesquisa de forma explicativa. Para tanto, utilizamos os seguintes recursos: notebook e data show. Constatamos que a Capoeira Angola pode ser um recurso metodológico para o ensino-aprendizagem com foco no desenvolvimento das Inteligências cinestésica e lógico-matemática. Os principais resultados evidenciaram que o professores da escola pública da esfera municipal da U.E.B. Ministro Mario Andreazza, reconhecem que a proposta interventiva da Capoeira Angola possibilitará os afloramentos das inteligências múltiplas com o foco da cenestésica e na lógica-matemática dos estudantes TDI, com a bagagem pedagógica da Capoeira Angola. Sugerimos o uso de novas práticas pedagógicas com a Capoeira Angola com o intuito de favorecer o ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiências do TDI.
Interno - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU