Go to accessibility

DISCENTE: MARILIA CRISTINE VALENTE VIANA
DATA: 19/04/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: A LEITURA LITERÁRIA E OS ESTEREÓTIPOS: uma aplicação pedagógica da obra “O cortiço” para a formação de leitores autônomos e críticos no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária; Formação de leitores; Ensino Médio
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação examina os estereótipos presentes na obra O cortiço, de Aluísio Azevedo. Essas representações são fundamentais para a construção do sentido na leitura de textos literários, considerando a relação com a aprendizagem social ou histórica de determinados grupos. Segundo Ruth Amossy e Anne Pierrot (2022), e apoiando-se na Teoria da Estética da Recepção de Jauss (1994), a ativação desses elementos por alunos pode fomentar a formação de leitores críticos e autônomos no Ensino Médio. Para Amossy e Pierrot, os estereótipos são vitais para esse tipo de leitura, visto que a significação de um texto depende, entre outros aspectos, de uma representação discursiva alinhada a esquemas estereotipados, isto é, imagens culturais reconhecíveis pelo leitor. Acredita-se que o texto literário possa induzir uma conscientização no leitor, levando-o a reinterpretar a realidade vivida através dos significados da obra, mesmo que essa realidade não seja explicitamente observada. Nesse contexto, a contribuição da Estética da Recepção é resgatar a dimensão histórica da obra, contextualizandoa com a visão de mundo do indivíduo, pois vincula a literatura à vida prática, oferecendo uma alternativa pedagógica para o trabalho com textos literários em sala de aula. Isso visa a formação do aluno-leitor e a superação de suas expectativas, tornando-o um agente ativo no processo educacional. A escolha do romance O cortiço permite repensar questões sociais, especialmente os sujeitos sociais moldados pela realidade descrita no texto, que continuam a se manifestar na sociedade contemporânea em contextos similares, facilitando a identificação desses elementos. O embasamento teórico inclui estudos de Candido (2000), Jauss (1994), Cosson (2010), Zilberman (2004/2009), R. Cosson (2014), T. Colomer (2007), Amossy e Pierrot (2022) e Jouve (2012). As atividades investigativas foram conduzidas em uma escola pública de São Luís-MA, com alunos e professores de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Médio, adotando uma abordagem qualitativa baseada em um estudo de caso instrumental e aplicado. O estudo destaca a importância de alinhar a literatura com as demandas curriculares nacionais, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para aprimorar o ensino de literatura no Ensino Médio e contribuir para a formação de leitores proficientes nas variadas expressões linguísticas presentes na sociedade contemporânea.
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA