Go to accessibility

DISCENTE: CLEANE MORAES DE SOUSA
DATA: 23/04/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: O ENSINO DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS: contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos no contexto do Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da Geografia. Metodologias Ativas. Aprendizagem Baseada em Projetos. Ensino Médio.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa aborda questões relativas à organização do ensino da Geografia a partir das Metodologias Ativas com ênfase na Aprendizagem Baseada em Projetos no contexto do Ensino Médio. Dessa forma partimos da seguinte questão problematizadora: como organizar o ensino da Geografia a partir das Metodologias Ativas com ênfase na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto de instituições de Ensino Médio de Paço do Lumiar - MA? Nesse sentido, estabelecemos como objetivo geral: compreender quais pressupostos teórico-metodológicos pode subsidiar a organização da prática pedagógica para o ensino da Geografia, a partir das Metodologias Ativas - Aprendizagem Baseada em Projetos - com vistas à elaboração de um guia de orientações didático - metodológicas para o planejamento dos professores do Ensino Médio. A pesquisa está consubstanciada na abordagem Qualitativa, constituindo-se como sendo de Intervenção em educação do tipo colaborativa. Como instrumentos de geração de dados foram utilizados: a entrevista semiestruturada, a análise documental e as sessões reflexivas. A análise dos dados foi realizada de forma reflexiva a partir da organização de categorias teóricas centrais ao estudo na relação com os dados gerados a partir do campo de investigação. Como colaboradores da pesquisa, participaram 04 (quatro) professores(as) de Geografia que compõem o quadro docente das três escolas campo. Os referenciais primários com os quais dialogamos foram: Barbosa (2016), Calvacanti (2015), Castellar (2019), Moran (2013; 2018), Bacich (2015), Berbel (2011), Bender (2014), Libâneo (2013; 2015), Gatti (2003, 2017), Vasconcelos (2009), Gauthier (2006), Ausubel (1980), Moreira (2011), dentre outros. Os resultados evidenciam a necessidade de se constituir espaços de formação continuada para professores do Ensino Médio que abordem questões relacionadas a utilização das Metodologias Ativas, entre estas, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Constatamos como uma possibilidade para a organização da prática pedagógica para as aulas de Geografia, centrada no desenvolvimento de um saber contextualizado, à medida que assume como centralidade, ensinar e aprender a partir de situações-problemas vivenciadas pelo estudante, relacionando com os conteúdos escolares, ou seja, o ensino ocorre com finalidades sociais claras. Como resultado da elaboração da dissertação, sistematizamos o produto educacional de forma colaborativa, sendo um guia de orientações didático-metodológicas, para subsidiar os(as) professores/as do Ensino Médio, dentre estes, os do componente curricular Geografia na organização de situações de aprendizagem pautada nos métodos ativos com ênfase na Aprendizagem Baseada em Projetos possibilitando uma formação crítica, reflexiva e autêntica.
Presidente - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO