Banca de QUALIFICAÇÃO: ALUIZIO TORRES DA COSTA NETO
2024-04-03 19:09:31.467
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALUIZIO TORRES DA COSTA NETO
DATA: 30/04/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE SEXUAL: proposições para a formação docente no Colégio Universitário em São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: Formação De Professores; Diversidade Sexual; Aprendizagem
PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada A Formação de Professores para a Diversidade Sexual:
proposições para a formação docente no Colégio Universitário em São Luís MA, é
uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional, e tem como problema
de pesquisa: Quais práticas docentes são realizadas no Colégio Universitário
COLUN/UFMA que contemple a diversidade sexual dos estudantes
independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. O objetivo
geral é investigar quais práticas docentes são realizadas no Colégio Universitário
COLUN, que contemple a diversidade sexual dos estudantes independentemente de
sua orientação sexual ou identidade de gênero. A pesquisa se caracteriza por ser
qualitativa do tipo Estudo de Caso e faremos uso dos instrumentos de pesquisa como,
a entrevista e a observação, que serão planejadas e executadas no decorrer do
processo investigativo com colaboradores da pesquisa. Para construir a
fundamentação teórica nesse percurso, temos referências de autoras e autores,
como: Beauvoir (1980), Foucault (2014), Louro (2018), Nunes (2021), Pinto (2015) e
outras(os). Neste projeto de dissertação apresentamos seis seções, assim
distribuídas: a primeira seção contendo a Introdução do trabalho. Na segunda seção
apresentaremos um levantamento de pesquisas que abordam sobre as Relações
Sociais e Sexuais a partir do Gênero. Na terceira abordamos sobre a importância da
formação, os saberes e as práticas docentes como elementos fundamentais para o
desenvolvimento profissional e a efetividade do trabalho do educador. Na quinta seção
trazemos o Plano de Dissertação, contendo o desenho da pesquisa como um todo,
no que conseguimos vislumbrar até aqui. Segue também como última seção o
cronograma da pesquisa. A partir da seção teórica produzida, os resultados parciais
da pesquisa apontam os dilemas e as concepções que rodeiam e iluminam
respectivamente o processo da formação docente para a diversidade sexual.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Interno - 1944164 - KELLY ALMEIDA DE OLIVEIRA