Go to accessibility

DISCENTE: ALUIZIO TORRES DA COSTA NETO
DATA: 30/04/2024
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE SEXUAL: proposições para a formação docente no Colégio Universitário em São Luís - MA
PALAVRAS-CHAVES: Formação De Professores; Diversidade Sexual; Aprendizagem
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada A Formação de Professores para a Diversidade Sexual: proposições para a formação docente no Colégio Universitário em São Luís – MA, é uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional, e tem como problema de pesquisa: Quais práticas docentes são realizadas no Colégio Universitário – COLUN/UFMA que contemple a diversidade sexual dos estudantes independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. O objetivo geral é investigar quais práticas docentes são realizadas no Colégio Universitário – COLUN, que contemple a diversidade sexual dos estudantes independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. A pesquisa se caracteriza por ser qualitativa do tipo Estudo de Caso e faremos uso dos instrumentos de pesquisa como, a entrevista e a observação, que serão planejadas e executadas no decorrer do processo investigativo com colaboradores da pesquisa. Para construir a fundamentação teórica nesse percurso, temos referências de autoras e autores, como: Beauvoir (1980), Foucault (2014), Louro (2018), Nunes (2021), Pinto (2015) e outras(os). Neste projeto de dissertação apresentamos seis seções, assim distribuídas: a primeira seção contendo a Introdução do trabalho. Na segunda seção apresentaremos um levantamento de pesquisas que abordam sobre as Relações Sociais e Sexuais a partir do Gênero. Na terceira abordamos sobre a importância da formação, os saberes e as práticas docentes como elementos fundamentais para o desenvolvimento profissional e a efetividade do trabalho do educador. Na quinta seção trazemos o Plano de Dissertação, contendo o desenho da pesquisa como um todo, no que conseguimos vislumbrar até aqui. Segue também como última seção o cronograma da pesquisa. A partir da seção teórica produzida, os resultados parciais da pesquisa apontam os dilemas e as concepções que rodeiam e iluminam respectivamente o processo da formação docente para a diversidade sexual.
Presidente - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA