Go to accessibility

DISCENTE: SUZANA CRISTINA SANTOS PAIXÃO
DATA: 02/05/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEEB BLOCO A SALA 203 CCSo
TÍTULO: O ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS NEGRAS: uma proposta lúdica na educação infantil na Unidade de Educação Básica Tiradentes em São Luís-MA
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Afro-Brasileira e Africana. Educação Infantil. Identidade.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre a literatura afro-brasileira e africana como recurso lúdico na construção da identidade das crianças negras. O objetivo da pesquisa foi investigar a construção da identidade étnico-racial de crianças negras, tendo em vista a aplicação de metodologias lúdicas, a exemplo do trabalho com o livro de pano. O estudo está organizado em seções: A primeira seção descreve a Introdução na qual se apresenta a configuração teórica, metodológica e organizativa do texto dissertativo. A segunda seção tratou do currículo, da permanência do eurocentrismo na educação infantil brasileira e a Lei n° 10639/2003, onde o currículo é evidenciado como um importante elemento na construção do conhecimento escolar e na formação da identidade do sujeito. A terceira seção aborda a literatura afro-brasileira e africana como recurso lúdico para a construção da identidade negra na educação infantil e o processo de construção da identidade. A quarta seção contemplou a pesquisa empírica, na qual apresentamos a caracterização da escola pesquisada, a Unidade de Educação Básica Tiradentes: a metodologia de investigação; as análises e interpretações dos dados da pesquisa e o produto educacional. Na quinta seção apresentamos as considerações finais e a retomada dos questionamentos. O método de procedimento da pesquisa adotado foi a Intervenção Pedagógica, com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Os participantes da pesquisa foram: a gestora da escola; a coordenadora pedagógica e as duas professoras das turmas do infantil II. Nossos instrumentos de coleta de dados foram: a observação sistemática, as oficinas metodológicas, as entrevistas e os questionários semiabertos. A interpretação dos dados da pesquisa empírica foi por meio de quadros de respostas. A pesquisa empírica foi desenvolvida em quatro momentos: observação sistemática; entrevistas; ofícinas metodológicas e a composição do produto educacional. A pesquisa considerou que o ensino da literatura afro-brasileira e africana contada de forma lúdica para crianças pequenas abre possibilidade para enxergar o negro e seus processos históricos de forma positiva. Ponderamos, ainda, que a identidade negra é uma questão de poder e saber dentro do currículo e da educação.
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Externo ao Programa - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO