Go to accessibility
Beginning of content

Banca de DEFESA: VANIA PIMENTEL SILVA

2024-04-18 16:20:06.311

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANIA PIMENTEL SILVA
DATA: 15/05/2024
HORA: 14:30
LOCAL: SALA 203, BLOCA A, CCSo, SALA DE DEFESA DO PPGEEB
TÍTULO: O ENSINO DE ARTE E A PREVENÇÃO DO BULLYING: Um estudo no Centro de Ensino Professor Antenor Bogéa em Matões do Norte-MA
PALAVRAS-CHAVES: Bullying. Prevenção. Arte. Sociologia. Professores.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa verificou como promover a partir do ensino de Arte e Sociologia ações preventivas à prática do bullying, considerando a Lei nº 13.185/2015, para elaboração de um Caderno de Orientações Pedagógicas com orientações didáticas para os professores do Centro de Ensino Professor Antenor Bogéa no município de Matões do Norte - MA. Para atingir tal objetivo analisamos o Documento Curricular do Território Maranhense (2022), o Projeto Político Pedagógico (2022), planos anuais de conteúdos de Arte e Sociologia (2023), Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte (2000), a Base Nacional Curricular Comum (2017), a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional de n°9393/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2018), com o intuito de assegurar ações para a prevenção de situações de bullying nessa escola. A construção desse texto dissertativo inicia discorrendo sobre as legislações federais, estaduais e municipais que tratam e amparam o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo território brasileiro. Na sequência, destacou a composição do currículo de Arte e Sociologia considerando a importância, a contribuição e como se desenvolve no Centro de Ensino Professor Antenor Bogéa, na perspectiva de apresentar estratégias pedagógicas curriculares para a prevenção do bullying. Em continuidade, o texto a pesquisa no Centro de Ensino Professor Antenor Bogéa apresentando a caracterização da escola, o caminho metodológico, a análise e interpretação dos dados e o Produto Educacional. Quantos aos instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas estruturadas, observações, pesquisa documental e questionários. Para análise e interpretação dos dados optamos pela representação gráfica, a partir da construção de quadros e gráficos. Neste processo da pesquisa, recorreu-se principalmente aos estudos de Fante (2005), Sousa (2021), Silva (2010), Caputi e Silva (2020), Pereira (2020), Alkimin e Nascimento (2010), Tessaro e Trevisol (2020), Minayo (2001), Gil (2011), Damiani (2012), Triviños (2006), Gressler (2003), dentre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2160155 - FERNANDA RODRIGUES GALVE
Externo ao Programa - 2340432 - JURANDIR EDUARDO PEREIRA JUNIOR
Interno - 2735700 - MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA

End of content