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Banca de DEFESA: JOSE JOAO SANTOS LOBATO

2024-04-18 16:20:52.502

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE JOAO SANTOS LOBATO
DATA: 16/05/2024
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 203, BLOCA A, CCSo, SALA DE DEFESA DO PPGEEB
TÍTULO: O ESTUDO DA COR INTEGRADO ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DA APRENDIZAGEM DA ARTE NO ENSINO MÉDIO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO INDIVIDUO EM SUA DIMENSÃO ESTÉTICA, SENSÍVEL E INTELECTUAL
PALAVRAS-CHAVES: Arte. Ensino de Arte. Estudo da cor.
PÁGINAS: 189
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa focou no ensino e aprendizagem da cor na disciplina de Arte do Ensino Médio, contribuindo para a formação geral do cidadão. Até o momento atual, no século XXI, estudos de intelectuais, cientistas e artistas dedicaram-se a entender, explicar e aplicar a cor. O estudo abrange elementos da ciência, física, estética, fenomenologia, psicologia de apreciação simbólica e sua aplicação nas artes visuais, arquitetura, design, na vida sociocultural da humanidade. A cor contribui para o ensino e aprendizagem de Arte, para a formação do indivíduo em sua dimensão estética, sensível e intelectual. O objetivo geral da pesquisa é investigar como a cor pode contribuir para o ensino e aprendizagem de Arte, assim como para a formação estética e intelectual do indivíduo. As pessoas, embora apreciem a cor ao seu redor, tanto nas cidades quanto nos ambientes rural e industrial, nem sempre se dão conta de sua presença massiva em seu cotidiano. A presente dissertação organiza-se em três seções: a primeira, Breve estudo da cor na História da Arte como elemento da Linguagem Visual, apresenta conhecimentos fundamentados na História da Arte, referindo-se a vários de seus períodos em que a cor se faz presente nas artes. A segunda seção, A cor na formação estética, sensível e intelectual do indivíduo, examina elementos da estética no fenômeno em que a cor se constitui, atingindo o complexo sensório e intelectual da humanidade, e aspectos próprios de sua visualização e percepção em conjuntos cromáticos e de seu uso intencional a partir da estrutura natural e biológica do cérebro. No que se refere ao processo metodológico adequado ao ensino e aprendizagem de Arte, são aplicados conhecimentos da abordagem da professora Ana Mae Tavares Bastos Barbosa (2008, 2010, 2012) com sua característica abrangente e três eixos, tratando do contexto histórico e cultural; da apreciação do objeto artístico; e de uma concomitante prática esclarecendo sobre sua aplicação nas artes. A terceira seção, Práticas educativas do ensino e aprendizagem de arte contribuindo para o entendimento da cor, aborda as práticas com a cor, concorrendo para seu melhor entendimento, incluindo a ocorrência dos contrastes simultâneo, sucessivo e misto, interagindo em espaços nos quais a cor é aplicada. São vistos ainda esquemas básicos de aplicação da cor em conjuntos cromáticos com materiais de cor organizados mediante elementos de semelhança ou diferença. Esta pesquisa pauta-se pela aplicação da pesquisa qualitativa em sua abordagem e, quanto aos Métodos de Investigação Científica, destacamos o Fenomenológico e o da Psicologia da Arte, com ênfase em Merleau-Ponty (1998) e Husserl. Para a realização deste trabalho, contribuíram várias literaturas de estudiosos da cor, sendo os principais Betty Edwards (2004), Israel Pedrosa (1999; 2012), Luciana Martha Silveira (2015) e Eva Heller (2021), entre outros de relevância para a pesquisa. Como principais resultados, pretende-se refletir sobre o ensinoaprendizagem da cor na obra artística e também na História da Arte, a cor contribuindo para a formação estética, sensível e intelectual do indivíduo, a construção de um produto desenvolvido como recurso didático-pedagógico sobre a cor no ensino de Arte, os quais devem compor a conclusão geral deste estudo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2735700 - MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Externo à Instituição - ROSILAN MOTA GARRIDO - UFMA

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