Go to accessibility

DISCENTE: VANESSA DIAS MOREIRA FLORIANO
DATA: 30/04/2024
LOCAL: Google meet
TÍTULO: Estratégias de Ofertas Tecnológicas utilizadas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual de Campinas e Universidade de São Paulo que contribuem para Transferências de Tecnologias.de Campinas e Universidade Federal de Minas Gerais que resultam em Transferência de Tecnologia.
PALAVRAS-CHAVES: Oferta Tecnológica, Transferência de Tecnologia, Mercado.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O processo de inovação exige o desenvolvimento de estratégias para que o produto final chegue ao mercado. Algumas características dificultam a absorção das tecnologias pelo setor produtivo, fazendo com que as ICTs não gerem contratos de transferência de tecnologia dos ativos de inovação desenvolvidos. O presente trabalho tem como escopo analisar estratégias utilizadas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual de Campinas e Universidade de São Paulo para ofertar tecnologias ao mercado, que contribuam para gerar transferências de tecnologias. Os procedimentos metodológicos adotados neste estudo foram pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevista realizada junto aos responsáveis pelo processo de transferência de tecnologia dos núcleos de inovação e tecnologia das universidades citadas. Para o alcance do objetivo principal, efetuou-se a concepção dos temas ofertas tecnológicas e transferência de tecnologia, bem como foram levantados dados junto aos NITs sobre a condução do processo de TT. Esse conhecimento consolidado na forma de orientações, aplicadas para uso pelas instituições, resultaram em um guia de melhores práticas direcionado à transferência de tecnologia, que auxilie a comercialização dos ativos de propriedade intelectual das ICTs.
Presidente - 004.409.163-05 - HELOISA GOMES MEDEIROS
Externo à Instituição - PATRÍCIA DE OLIVEIRA AREAS - UFSC