Go to accessibility
Beginning of content

Banca de DEFESA: HAUANEN ARAUJO ROCHA

2022-12-28 15:49:45.747

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HAUANEN ARAUJO ROCHA
DATA: 30/12/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Apresentação de forma remota
TÍTULO: MODELAGEM DA DINÂMICA DO USO E COBERTURA DA TERRA PARA O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO, COM VISTAS A CONSERVAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Cerrado, Unidade de Conservação, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Problemas ambientais, Modelagem ambiental.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa realizada na Unidade de Conservação denominada Parque Nacional da Chapada das Mesas (PNCM), situada nos municípios de Estreito, Carolina e Riachão, no estado do Maranhão. O parque foi instaurado em um panorama de riqueza biológica e atributos naturais, atuando como ecótono entre os Biomas Cerrado, Amazônia e Caatinga. O estudo tem como objetivos: 1- quantificar o uso e cobertura da terra do Parque Nacional da Chapada das Mesas para os anos de 2007 e 2014, 2014 e 2020, 2007 e 2020 por meio de imagens de satélite (Landsat7 sensor ETM e Landsat8 sensor OLI). 2- Investigar quais são os principais fatores responsáveis pelas mudanças de cobertura para a área de estudo; 3- Elaborar mapa de uso e cobertura da terra do espaço do PNCM; 4- Validar o modelo por meio da comparação da predição das mudanças para 2020 e as imagens classificadas para o mesmo ano; e 5- Obter uma projeção da situação de uso e cobertura para 2030. O estudo foi realizado utilizando softwares SIGs (SPRING, QGIS) e o Dinamica EGO 7.1.1, um software livre de modelagem ambiental. Através do uso de métodos e ferramentas computacionais, como o geoprocessamento, sensoriamento remoto e modelagem ambiental foi realizado o estudo em toda a área do PNCM, sendo possível determinar os fatores que estão ocasionando impactos ambientais dentro da área de estudo. Dentre as transformações ocorridas no uso da terra e cobertura vegetal no período de 13 anos, registrou-se o aumento do impacto sobre as áreas naturais, com destaque para a redução de áreas de floresta e aumento das áreas de pastagem. O mapa de simulação para o cenário de 2030 apresenta uma distribuição das áreas de pastagem ao longo de toda a área do PCNM, ficando perceptível que as manchas futuras para as áreas de pastagem, em decorrência do aumento acentuado na atividade de agropecuária. Por fim, constata-se que a pesquisa vai contribuir para a gestão e monitoramento do PNCM, uma das maiores riquezas do ecossistema do bioma cerrado existentes no estado do Maranhão, além de subsidiar e estimular pesquisas futuras direcionadas aos tomaradores de decisão com vistas a proteção e conservação do Parque Nacional da Chapada das Mesas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO DE SOUZA BARRETO - UFMA
Presidente - 1859999 - EDUARDO BEZERRA DE ALMEIDA JUNIOR
Externo à Instituição - RONALDO HAROLDO NASCIMENTO DE MENEZES - UEMA

End of content