???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: JOVENNILTON SOARES DE SOUSA

2023-09-25 08:52:09.543

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOVENNILTON SOARES DE SOUSA
DATA: 29/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: online - google meet
TÍTULO: Análise da integração da metodologia ativa Coding Dojo Randori a uma plataforma de ensino e aprendizagem de algoritmos
PALAVRAS-CHAVES: Metodologias Ativas, Coding Dojo, Plataforma de ensino e aprendizagem, Algoritmos.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: O presente trabalho investiga a integração da metodologia Coding Dojo, no formato Randori, a uma plataforma de ensino e aprendizagem de algoritmos. A questão a ser enfrentada é como reduzir as dificuldades de aprendizagem em disciplinas relacionadas a algoritmos e, consequentemente, reduzir a desmotivação dos estudantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, além disso, foi realizado uma investigação com professores, por meio de questionário, com a finalidade de compreender suas experiências sobre o uso de MAs e suas dificuldades em adotá-las. Dessa forma, em conformidade com os dados coletados, uma plataforma de ensino e aprendizagem de algoritmos foi adaptada para o uso da metodologia ativa Coding Dojo Randori. A seguir, essa proposta foi testada em uma sessão piloto e, posteriormente, aplicada em sessões com alunos em aulas remotas. Logo, ao final de cada sessão, averiguou-se a receptividade dos alunos por meio de um questionário de avaliação e observações durante as sessões. Os resultados obtidos corroboram a hipótese de que o uso de metodologias ativas, como o Coding Dojo, quando incorporado a plataformas de ensino, pode atuar como um facilitador e potencialmente ampliar a motivação e o aprendizado de algoritmos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1460695 - CARLOS DE SALLES SOARES NETO
Externo à Instituição - EDUARDO BARRÉRE - UFJF
Interno - 2074474 - TIAGO BONINI BORCHARTT

???fimConteudo???