???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: MALU GABRIELE SILVA MAFRA

2023-11-29 10:49:10.702

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MALU GABRIELE SILVA MAFRA
DATA: 13/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Desenvolvimento de Artefatos para Apoiar o Design e a Avaliação de Chatbots Focando em Usabilidade e Experiência do Usuário
PALAVRAS-CHAVES: Checklist de Inspeção, Avaliação de Chatbots, Usabilidade, User Experience, Padrões de Design.
PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Chatbots são softwares que se comunicam e interagem de forma semelhante à humana, por meio de linguagem natural, com usuários humanos. Essas ferramentas, disponibilizadas em interface textual ou ativação por voz, são úteis para diversas finalidades que variam desde atendimento ao cliente, vendas, educação e aprendizagem, saúde, até entretenimento. Nos últimos anos os chatbots se popularizaram e observou-se um crescimento significativo no surgimento dessas ferramentas no mercado, principalmente dos chatbots textuais. Essa ascensão tem encorajado desenvolvedores a criarem suas próprias ferramentas, além de atrair os esforços de pesquisadores para esta área. Apesar do destaque, há necessidade de propor tecnologias capazes de apoiar desenvolvedores e equipes de desenvolvimento no processo de projetar e avaliar chatbots de qualidade, visto que embora estas ferramentas estejam em alta, as tecnologias para garantir a qualidade delas e a satisfação dos usuários, não tem acompanhado o ritmo. Diante disto, esta pesquisa de mestrado propõe desenvolver artefatos aplicáveis ao processo de design e da avaliação de chatbots, tendo como base atributos de qualidade relacionados à Usabilidade e User Experience (UX), identificados em revisões da literatura. O foco em Usabilidade e UX se deu devido a importância e o impacto que estes aspectos têm na satisfação do usuário e na qualidade percebida do sistema. O primeiro artefato é o checklist de inspeção U2Chatbot, desenvolvido com o objetivo de auxiliar equipes de desenvolvimento no processo de identificação de defeitos em chatbots textuais, melhorando assim a qualidade dessas ferramentas antes do lançamento destas no mercado. O segundo artefato trata-se do conjunto de padrões de design de interface, o DP-U2Chatbot, contendo 21 soluções importantes para apoiar desenvolvedores no processo de construção de chatbots. Após o desenvolvimento das tecnologias, estas foram submetidas às avaliações necessárias. Os resultados do estudo experimental referente ao checklist de inspeção U2Chatbot indicaram que os participantes consideraram a tecnologia útil para a descoberta de defeitos em chatbots, no entanto, a facilidade de uso pode melhorar. A experiência dos participantes não influenciou significativamente a eficácia e a eficiência da técnica, levando a crer que profissionais experientes ou novatos podem se beneficiar do checklist de forma igualitária. Quanto a avaliação dos padrões de design DP-U2Chatbot, os resultados indicaram no geral que a tecnologia é fácil de compreender e possui utilidade para apoiar o design de chatbots.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1930277 - DAVI VIANA DOS SANTOS
Presidente - 1423656 - LUIS JORGE ENRIQUE RIVERO CABREJOS
Externo à Instituição - WILLIAMSON ALISON FREITAS SILVA - UFP

???fimConteudo???