???iracessibilidade???

DISCENTE: ARIEL DE ALMEIDA COELHO
DATA: 20/03/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO PRÉDIO DO MESTRADO DO CCAA/UFMA
TÍTULO: Efeito da bST no desenvolvimento sexual e perfil endócrino de bubalinos machos no período peripuberal
PALAVRAS-CHAVES: bubalinos, peripuberal, andrológico, somatotropina bovina recobinante exógena (rBST).
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
RESUMO: Objetivou-se em estudo verificar o efeito da somatotropina bovina recobinante exógena (rBST) sobre o desenvolvimento ponderal, perfil andrológico e seminal de bubalinos machos no período peripuberal. Foram utilizados 20 machos bubalinos da raça Murrah (Bubalus bubalis) com idade inicial de 12 meses distribuídos em um delineamento inteiramente ao acaso em dois tratamentos, um grupo de 10 animais recebendo bST e um grupo controle recebendo placebo, criados em sistema de pastejo extensivo. Os animais foram submetidos a pesagem, avaliação de ECC, mensurações testiculares e a exame clínico andrológico, com colheita de sêmen por eletroejaculação e análises físicas e morfológicas do ejaculado. A análise dos dados foi realizada com auxílio do software Statistical Analysis System for Windows SAS® (SAS, 2001). O peso e o escore de condição corporal não apresentaram diferença significativa entre os tratamentos, assim como o efeito sobre tratamento e tratamento x dia (P>0,05), no entanto houve efeito de dias de coleta (P<0,0001). A porcentagem de animais com presença de espermatozóides imóveis e animais púberes também não apresentaram diferença significativa (P>0,05), ocorrendo apenas efeito de dias de coleta (P<0,0001). O perímetro escrotal, comprimento, largura e volume testicular também não apresentaram diferença significativa (P>0,05) ocorrendo apenas efeito de dias de coleta (P<0,0001). As características físicas do ejaculado motilidade e vigor não apresentaram diferença significativa (P>0,05) apresentando uma tendência a melhor resultado para o grupo bST no dia 196 nas duas variáveis. No que diz respeito a porcentagem de defeitos espermáticos maiores e menores, defeitos totais e espermatozóides normais não houve diferença significativa (P>0,05). No entanto dentre os defeitos encontrados a porcentagem de gota citoplasmática proximal apresentou diferença significativa (P<0,05) mostrando-se menor no grupo bST (1,2±0,64) que o grupo controle (2,2±0,20). Portanto, conclui-se que a somatotropina bovina recombinante exógena não causou efeitos positivos nos parâmetros reprodutivos estudados.
Presidente - 1552584 - JOSE RIBAMAR DE SOUZA TORRES JUNIOR
Interno - 1693877 - HENRIQUE NUNES PARENTE