???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: ZEILA SOUSA DE ALBUQUERQUE

2024-03-26 11:56:49.176

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZEILA SOUSA DE ALBUQUERQUE
DATA: 19/03/2023
LOCAL: google meet
TÍTULO: POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA MULHER: o Programa “Mulheres Mil” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Não informado.
ÁREA: Educação
RESUMO: O Programa Mulheres Mil (PROMIL) é uma política pública educacional de qualificação profissional e formação cidadã que alia educação e trabalho. Por meio da educação profissional, tem como metas a erradicação da extrema pobreza, da fome, promoção da igualdade das mulheres, elevação da escolaridade, sua autonomia e o combate à violência de gênero. O estudo, em desenvolvimento, busca responder ao seguinte problema: de que forma o PROMIL oferecido pelo IFMA, enquanto política pública voltada para educação profissional feminina consegue engendrar mudanças em termos de ampliação do acesso das mulheres ao mercado de trabalho, dando respostas para a emancipação feminina e superação das desigualdades de gênero? Objetiva-se analisar aspectos do PROMIL, enquanto uma política pública educacional, com recorte de gênero, destacando-se as possíveis contribuições, ou não, no combate de diferentes formas de opressão e de ampliação do acesso das mulheres ludovicenses, participantes do Programa, ao mercado de trabalho. Assim serão construídas trajetórias de vida dessas mulheres, buscando-se perceber a contribuição do Programa, com vista às metas estabelecidas para a garantia da cidadania. Adota-se a abordagem qualitativa de análise, com fundamentações de pressupostos da Nova História Cultural, com o viés feminista, conferindo voz as mulheres, que desenvolveram estudos sobre o assunto. O recorte histórico será o período de 2007 a 2017, que os historiadores têm denominado de “história do tempo presente”. São componentes do estudo dois instrumentos: a História Oral com entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuaram no Programa e com alunas egressas; subsidiadas (as entrevistas) com a análise de documentos relacionados ao PROMIL e da atividade “Mapa da Vida”, sendo este último o outro instrumento do processo de diagnóstico das alunas, oportunidade, também, para a troca de experiências de vida das mulheres.
Presidente - 001.370.063-49 - DIOMAR DAS GRACAS MOTTA
Interno - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS