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Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA ZIENTARSKI DE BRAGANCA

2024-04-04 11:31:04.922

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SABRINA ZIENTARSKI DE BRAGANCA
DATA: 11/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: sala do Meet
TÍTULO: CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E GESTÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO CAMPO MARANHENSE: realidade, contradições, possibilidades e tendências
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Democrática, política educacional estadual, educação do campo, Conselho Estadual de Educação.
PÁGINAS: 230
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais
RESUMO: A tese resulta dos estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação, no Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional (GPPGE), e trata sobre a Gestão Democrática da educação pública do campo maranhense, tendo como objeto as ações e publicações do Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE/MA), no contexto das suas atribuições normativas, consultivas, deliberativas e propositivas, como órgão que regulamenta as políticas educacionais do sistema estadual de educação. Objetiva analisar as configurações, as contradições, mediações, correlação de forças presentes na construção, elaboração e socialização da política educacional estadual para o campo maranhense, a partir das legislações e ações do Conselho Estadual de Educação, no âmbito das suas atribuições, no contexto das contradições que marcam as políticas educacionais na sociedade capitalista. Como método de análise adota-se o materialismo histórico-dialético, tendo em vista que ele contribui no desvelar a essência da coisa, do objeto, das ações emanadas do CEE/MA, que é pesquisado, bem como as múltiplas determinações que o envolve. O trabalho estabelece um diálogo com pensadores e pesquisadores marxistas, mas em alguns momentos dialoga com teóricos não marxistas, dado à complexidade da temática, em especial a que envolve o Conselho como um espaço da sociedade civil, em interrelação com o Estado, bem como a Educação do Campo. Como procedimentos metodológicos realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas com conselheiros que fazem ou fizeram parte do CEE/MA, no período de 2010 à 2020, como espaço/tempo em que se materializaram ações que envolvem a educação do campo no Maranhão O problema de pesquisa consiste em questionar: considerando a problemática vital do uso, posse e propriedade da terra e a especificidade da educação do campo, questiona-se: como vem se se dando as relações, correlação de forças, contradições e possibilidades de superação dos limites, considerando as forças hegemônicas no interior do Conselho Estadual de Educação?
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2303030 - MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO
Interno - 406525 - LUCINETE MARQUES LIMA
Externo ao Programa - 1798237 - ANTONIO EVALDO ALMEIDA BARROS
Externo à Instituição - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL - UFBA

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